OS ALERTAS DA NOVA TEMPORADA
Quando as gripes ou resfriados acontecem, além de medicamentos sintomáticos – como analgésicos, antitérmicos e antigripais –, outros produtos podem ser necessários, a exemplo de termômetros, lenços, higienizadores nasais, lenços descartáveis, entre outros produtos.
“Nos meses mais frios do ano*, entre maio e julho, a média das vendas da categoria de Gripe e Resfriado aumenta em torno de 57% versus a média de vendas dos outros meses”, afirma a diretora de trade marketing da Hypermarcas, Shelida Vicentini.
A Libbs lembra, ainda, que o mercado de soluções salinas cresce, aproximadamente, 40% no começo do inverno.
Portanto, é hora de abastecer os estoques e preparar uma exposição visando a uma solução completa para as demandas desse paciente; e manter o estoque em dia para não prejudicar as vendas por rupturas.
“Além de perder vendas, quando a loja não está devidamente abastecida, o ponto de venda (PDV) corre o risco de não atender às necessidades do tratamento para o paciente. Da mesma forma, quando o cliente não encontra o produto na gôndola, ele irá buscar em uma loja concorrente”, alerta o laboratório Libbs.
No caso dos medicamentos dirigidos para o tratamento dessas doenças, como a grande maioria deles é isenta de prescrição médica, então podem-se alocá-los fora do balcão, no autosserviço, com acesso fácil ao shopper.
A especialista da Hypermarcas indica que eles sejam separados por sintoma como, Antigripais, Nariz Entupido, Irritação na Garganta, Tosse, e Alergia.
“A ideia é que o PDV entregue uma solução ao consumidor para os diversos sintomas da gripe. Fazer cross-merchandising junto com a categoria de analgésicos e antitérmicos também pode ajudar o shopper nesse momento”, diz.
No período de sazonalidade desses produtos, indica-se, ainda, trabalhar a categoria em pontos extras, como displays de balcão, ponta de gôndola e checkout.
“Esse posicionamento extra vai aumentar o estoque em loja e permitir visibilidade em pontos mais quentes do estabelecimento”, sugere o gerente de trade marketing do Grupo Cimed, Lucas Frias.
Construa uma boa estratégia para a categoria de Gripes e Resfriados
1- Tenha um ótimo espaço para a categoria, com destaque na loja.
2- Ofereça preços e promoções competitivos.
3- Melhore a exposição, usando sinalizadores, iluminação, testeiras de ambientação, a fim de chamar a atenção do cliente.
4- Tenha um sortimento robusto e mais completo que a concorrência nas subcategorias que a compõem.
5- Treine todo o time da loja sobre produtos relacionados, como características e posologia.
6- Faça ações de Atenção Farmacêutica voltadas para a categoria.
7- Aborde o consumidor no ponto de venda (PDV), com um foco e olhar de prestação de serviço. Essa pode ser uma ferramenta importante de vendas.
8- Utilize informativos, como Dicas de Saúde, para uma melhor prevenção contra gripes e resfriados.
9- Aproveite o período de inverno para adotar estratégias sazonais de promoção em loja, como ponta de gôndola com soluções integradas para gripes e resfriados e promoções cruzando diversos segmentos da categoria.
10- É muito comum que, na jornada de compra da categoria de Gripes e Resfriados, os clientes comprem também produtos de outras categorias dentro da farmácia. Essa informação é importante para um melhor aproveitamento da jornada de compra, como proximidade física de produtos na loja (gôndolas próximas) ou possíveis ações de cross-merchandising. As categorias ou produtos relacionados são: lenços descartáveis; vitamina C; termômetros; dor e febre; álcool gel; e chás.
Fonte: Guia da Farmácia
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