MULTIPLICA DIGITAL – QUAIS OS IMPACTOS DA COVID-19 NOS MEDICAMENTOS DE PRESCRIÇÃO?
Quais os impactos da Covid-19 nos medicamentos de prescrição?
Este foi um dos debates propostos durante o Abrafarma Future Trends
A rodada de debates do Abrafarma Future Trends, evento que está entre os maiores do varejo farmacêutico nacional, começou ontem (9) e trouxe uma série de reflexões sobre o setor, a começar sobre as consequências da pandemia pela Covid-19 entre os medicamentos de prescrição.
Desenvolvido pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o encontro, que está entre os mais importantes do varejo nacional, contou, entre outros executivos, com a participação do VP Latam da Close-Up International, Paulo Paiva.
O executivo considerou alguns cenários relevantes que devem interferir no mercado de medicamentos de prescrição. Acompanhe:
- Relação paciente X médicos (telemedicina)
Segundo Paiva, a pandemia acelerou o processo da telemedicina. Contudo, boa parte dos médicos teme que esta ferramenta interfira no valor da consulta médica. Por outro lado, é um tipo de relacionamento que veio para ficar.
- Relação representantes X médicos (engajamento digital)
A maior aceitação das interações digitais por parte da classe médica poderá possibilitar novas estratégias da indústria no que tange a profissão médica. Contudo, 92% dos especialistas afirmam desejar voltar ao modelo de visitação tradicional (pesquisa Close-UP/McCann).
- Genéricos
É previsto que o impacto da pandemia afetará a renda do consumidor, o que pode aumentar a velocidade da penetração dos medicamentos genéricos no mercado de prescrição.
- Impacto em patologias ligadas ao Sistema Nervoso Central (SCN)
Espera-se um aumento das prescrições de medicamentos destinados ao tratamento de doenças relacionadas a SNC. Estudo da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) evidenciou crescimento significativo no número de atendimento a novos pacientes. Esses impactos surgem também na prescrição, com incremento de 7% no número de Px e 16% nas unidades, dentro das principais indicações.
- Mudança no cenário de supply chain
Poderá ocorrer uma migração estratégica de princípios ativos, atualmente concentrados na China e Índia, para outras regiões de abastecimento global.
- Impacto econômico
Para Paiva, esse será o principal desafio do futuro, pois cenários variados apontam para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 4,5%, com incremento de desemprego, que já impactou na cobertura de saúde privada, com a retirada de 400.000 vidas do sistema.
Fonte: Guia da Farmácia
You must be logged in to post a comment.