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MULTIPLICA DIGITAL – FARMÁCIAS ASSOCIADAS TESTAM APLICATIVO DE VENDAS E PLANEJAM EXPANSÃO EM CINCO ESTADOS

By: | Tags: | Comments: 0 | setembro 11th, 2020

Farmácias Associadas testam aplicativo de vendas e planejam expansão em cinco estados

A pandemia da Covid-19 mudou os planos da tradicional convenção das Farmácias Associadas, que este ano conta apenas com edições da Feira de Negócios em versão online. Entretanto, os projetos de prospecção e expansão da rede continuam a todo vapor, com foco nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Com um crescimento de 9% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2019, hoje as Farmácias Associadas contam com 947 lojas, sendo 878 no Rio Grande do Sul, 68 no Mato Grosso do Sul e uma em Goiás, aberta em 2019. Confira a entrevista exclusiva com o presidente Ricardo Duarte da Silveira, que aposta também em um aplicativo para impulsionar o volume de negócios nos canais digitais.

1 – A pandemia alterou o plano de expansão da rede?

Seguimos com nosso plano original, que é estender pelo Centro-Oeste, mais precisamente no Mato Grosso do Sul, onde já contamos com 68 lojas e vamos abrir mais dez nos próximos 60 dias. Também estamos fazendo reconhecimento na região de Mato Grosso e Goiás, onde já temos alguns pontos de venda definidos.

Ao mesmo tempo estamos explorando cidades do interior do Paraná e de Santa Catarina. Já há uma equipe avaliando esses municípios para verificar a viabilidade de promover conversões de bandeira ainda este ano.

2 – Como será realizada a Convenção e Feira de Negócios deste ano?

Esse foi um dos únicos projetos que tivemos que cancelar no formato presencial. Há 14 anos realizamos um evento bastante robusto, tanto para os associados como para a indústria e demais fornecedores. Nesta edição temos somente algumas feiras online. A primeira ocorreu em maio e estamos planejando outra em novembro. A parte da convenção não ocorrerá.

3 – O quanto a marca própria representa para a rede?

Em 2012 inauguramos uma cooperativa responsável pela distribuição da nossa marca própria Revitart, que hoje tem cerca de 250 SKUs – entre produtos de higiene e beleza, fraldas descartáveis para adultos e crianças, vitaminas, nutracêuticos e curativos. O carro-chefe é o protetor solar, seguido da fralda infantil. A Revitart movimentou R$ 10 milhões em 2019. Sempre lançamos novos itens durante a convenção, mas como esse ano não teremos o evento, haverá somente uma repaginação de layout.

4 – Que tipo de parceria a rede mantém com a indústria?

O nosso Programa Conexão consiste em uma relação comercial direta da indústria com o associativismo. Já temos acordos com 12 fabricantes de higiene e beleza e um de genéricos. Negociamos os valores e os produtos com a indústria, que são entregues para distribuidoras de grande porte ou regionais, de acordo com o estado.

Hoje, o associado compra a preço de fábrica das indústrias que participam do programa. Trata-se de um diferencial extremamente importante, que possibilita que a rede faça promoções e encartes sem a necessidade de a farmácia fazer grandes estoques. Ela pode adquirir poucas unidades a um preço abaixo do mercado no distribuidor, sem alterar seu fluxo de caixa e tornando-se muito mais competitiva. O programa já existe há sete meses e é uma conquista para o associativismo, já tendo movimentado em torno de R$ 25 milhões.

5 – As Farmácias Associadas vão investir em algum modelo de e-commerce?

Acabamos de criar um aplicativo de vendas pelo qual os clientes poderão adquirir produtos diretamente. Há cerca de 45 dias estamos testando o projeto-piloto em três lojas nas cidades gaúchas de Nova Hartz e Sapiranga. Acreditamos que até o fim do ano teremos a adesão de mais lojas.

6 – E como os serviços de atenção farmacêutica são observados pela rede?

A pandemia ressaltou a relevância do atendimento de excelência ao cliente, o que naturalmente implica uma elevação na demanda por assistência clínica. Para isso, iniciamos um programa de atualização profissional da equipe de 100 farmacêuticos que atua nas salas da rede, intituladas Espaço Saúde.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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