UA-84155756-1

MULTIPLICA INFORMATIVO – A IMPORTÂNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO VAREJO

By: | Tags: | Comments: 0 | julho 31st, 2020

a-importancia-da-transformação-digital-no-varejo

Distribuidores e redes associativistas de farmácias e drogarias estão a frente e já trabalham com processos digitalizados há bastante tempo

A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) realizou, em parceria com a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), o Webinar O Mundo Digital e a Farmácia do Futuro, na última semana.O objetivo é pode falar sobre a perspectiva da digitalização a partir daquilo do que já é realizado tanto na distribuição quanto no varejo farmacêutico brasileiro, ou seja, uma visão realista.O presidente da Abradilan, Vinicius Andrade, diz que este é um momento importante para debater a transformação digital, já que os distribuidores têm investido e contribuído para isso há algum tempo.De acordo com Vinícius, “a transformação digital é muito mais ampla do que é discutida no mercado, na grande maioria das vezes. Ela é discutida como se fosse a solução para todos os problemas, como se fosse realmente o fim, mas na verdade, a transformação digital é simples, trata-se de processo pelo qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar os resultados. Ela não é o fim, ela é o meio para se chegar nos resultados que a empresa almeja.”Para o presidente da Febrafar, Edson Tamascia, transformação digital no mercado farmacêutico não se resume a e-commerce e a prescrição eletrônica. “A impressão que se tem é que nada estava acontecendo e agora o e-commerce está aí, acontecendo, está em alta, então você tem que ter um e-commerce se quiser ser digitalizado. Ele realmente triplicou de tamanho agora com a pandemia, de 0,5% para 1,5%, é relevante, mas não é fator primordial da transformação digital que nós entendemos. Nós já falávamos disso antes do Covid-19. A tecnologia tem de ser da loja para o cliente e não do cliente para a loja, ou seja, deve começar muito antes.”

Transformação digital do varejo

Transformação digital para a distribuição, que está no meio da cadeia, é uma discussão complexa, pois praticamente todas as soluções disponíveis no mercado são muito focadas no consumidor final, na experiência do shopper. Existem poucas iniciativas para atacado e distribuição. Por isso, a Abradilan tem um olhar preciso para levantar quais são as melhores iniciativas de digitalização.A distribuição no Brasil enfrenta alguns desafios, como mão de obra barata, juros altos para financiar este tipo de investimento; mas também tem muitos avanços, como gestão de estoque; sistema de radiofrequência; modelo de digitalização logístico, para poder fazer todo o acompanhamento das entregas.Além disso, há iniciativas em relação à automação, como pick to light e esteiras automatizadas; plataforma de gestão de crédito e compartilhamento de informações.O compartilhamento permite identificar e corrigir problemas com ruptura de produtos, por exemplo, uma das maiores causas de perdas no varejo.Outra oportunidade que a tecnologia propicia é melhorar a capacitação dos times, gerando conhecimento e abastecendo Portais e Aplicativos, para que o representante ou a equipe de televendas tenha acesso.O processo de vendas é o setor mais avançado da distribuição, pois é um modelo de negócios multicanal. “Ominichannel é um termo novo, mas a distribuição é omnichannel há muitos anos”. Ao trabalhar com essa integração, é possível oferecer experiência completa, sem deixar falta o produto ao consumidor final, que é o pior erro.

Fonte: GUIA DA FARMÁCIA

You must be logged in to post a comment.