UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – VOCÊ SABE COMO FUNCIONA A CURVA ABC DE CLIENTES?

By: | Tags: | Comments: 0 | janeiro 14th, 2022

Curva ABC de Clientes

Você sabe como funciona a Curva ABC de clientes?

A Curva ABC de clientes é um indicador fundamental para avaliar o perfil dos consumidores da sua farmácia. Descubra tudo sobre ela!

Já falamos aqui no blog sobre como a Curva ABC é importante para o seu negócio e as formas em que ela pode ser útil para o controle de estoque. Porém, hoje vamos conversar sobre a Curva ABC de Clientes. Não conhece? Então prepare-se, pois ela pode alavancar ainda mais os resultados da sua farmácia. Vem com a gente!

Curva ABC de clientes? Isso existe?

Pois é, você deve se lembrar de quando falamos aqui no blog sobre a Curva ABc da farmácia. Trata-se de um método de categorização que ajuda a identificar quais são os produtos mais vendidos dentro da loja.

Da mesma forma, embora muita gente não saiba, também é possível categorizar os consumidores de uma drogaria. Eles ficam divididos da seguinte forma:

Clientes de Curva A: Representam os principais clientes da sua farmácia e aproximadamente 80% do faturamento da loja.

Geralmente são aqueles que compram grandes volumes de produtos, com uma frequência maior ou os itens mais caros;

Clientes de Curva B: Embora não sejam tão ativos quanto os da classe A, os clientes de Curva B representam 15% do seu faturamento.

Costumam ser do tipo que fazem pedidos frequentes, porém com um valor menor.

Clientes de Curva CSão os clientes que representam o menor faturamento da drogaria, sendo de apenas 5%.

Neste caso, além de comprarem em quantidades menores, também compram os produtos mais baratos.

Aprenda a montar a Curva ABC de Clientes!

Montar a curva ABC de Clientes da sua farmácia é muito simples e não tem segredo. Primeiramente, é preciso somar todo o valor de pedidos feitos por cada cliente dentro de um determinado período.

Em seguida, analise o percentual de participação dos consumidores listados. Para descobrir essa porcentagem, faça a seguinte fórmula: Valor de pedidos do cliente dividido pelo valor total vendido nesse período

A lista deve ser ranqueada de acordo com os valores dos pedidos, onde ficam os clientes que fizeram os maiores ficam no topo.

Uma das coisas mais interessantes sobre a Curva ABC de Clientes é que ela pode ser aplicada em uma rede de lojas, seja pequena ou grande.

Fidelizando o consumidor

Depois de analisar o perfil dos consumidores e o faturamento da farmácia com cada um por meio da Curva ABC, é o momento de entender como fidelizá-los.

Você pode classificá-los por perfis, pensar em formas de se comunicar, elaborar abordagens baseadas em padrões e interesses, etc.

Por exemplo, criar um atendimento diferenciado para cada público pode ser uma excelente opção. Porém, fique atento, pois o investimento e o tempo dedicado devem ser proporcionais ao retorno que esse grupo é capaz de gerar.

Por fim, mas não menos importante, aposte em ações promocionais que aumentem a base de clientes da sua farmácia.

Seguindo essas dicas e realizando esse estudo cuidadoso, certamente você será capaz de segmentar os clientes da loja e apresentar as melhores soluções para eles.

Fonte: FARMARCAS

You must be logged in to post a comment.