MULTIPLICA DIGITAL – QUER POTENCIALIZAR AS VENDAS DO CHECKOUT DA FARMÁCIA? VEJA DICAS DA MONDELĒZ
Quer potencializar as vendas do checkout da farmácia? Veja dicas da Mondelēz

Neste espaço da loja deve se explorar principalmente as categorias de impulso e de compra não planejada, como gomas, balas, chocolates e biscoitos
O checkout é uma das áreas mais importantes para a farmácia. Isso porque é o único espaço onde é possível impactar 100% dos shoppers, uma vez que eles precisam passar por lá para realizar o pagamento das suas compras. Por isso também chamamos o checkout de Hot Zone. Além disso, é um espaço muito impulsivo e de compra não planejada, o que aumenta o tíquete médio e gera venda adicional para a loja.
O shopper vê as categorias de impulso como escapes do cotidiano, ou seja, produtos que ele consome para relaxar e aliviar o estresse. Com isso, o checkout é visto por ele como um ‘mundo de delícias’ que oferece prazer e indulgência. Além disso, o shopper avalia o checkout pelo tamanho da fila, ou seja, é propenso a escolher sempre o que apresentar menor fila e garantir mais rapidez.
Por isso, é extremamente importante que a loja tenha consistência de sortimento e execução em todos os checkouts, de maneia que o shopper encontre as mesmas categorias e produtos em todos eles, independente de qual ele escolha para o pagamento. Afinal, se o shopper não encontra o que procura em um checkout, sabemos que dificilmente ele irá para outro que tenha o produto que ele quer, e isso resultará numa venda perdida.
Categorias para o checkout
O checkout é uma região que ainda tem muito espaço para se desenvolver. A principal oportunidade de melhoria está na escolha dos produtos e categorias que serão expostos lá. Neste espaço da loja deve se explorar principalmente as categorias de impulso e de compra não planejada, como gomas, balas, chocolates e biscoitos.
O checkout é um local de alto fluxo de shoppers e com um espaço limitado, ou seja, muitas pessoas interagindo e tocando nos produtos, o que pode gerar desorganização em uma velocidade mais acelerada que em outros pontos da loja. Portanto é de extrema importância para o sucesso do checkout que este esteja sempre muito bem abastecido e principalmente sem ruptura.
O shopper no checkout tem pouco tempo de interação com os produtos, uma vez que está preocupado em realizar o pagamento. Porém, como a compra não é planejada, a decisão de compra e escolha dos produtos ocorre nesse curto espaço de tempo. Por isso, é preciso facilitar a navegação do shopper nesse espaço através de uma boa organização das categorias e garantindo que os preços estejam sempre visíveis, para facilitar a identificação e escolha dos produtos.
Compras por impulso
Por ser uma região de alto impulso o checkout pode ser muito rentável. Além disso, o shopper no checkout está menos sensível a preço e, por conta do curto período de tempo que passa no local, não costuma fazer comparação entre concorrentes, tendo preferência por marcas líderes que ele já conhece e confia.
O objetivo, então, é reter a atenção do shopper enquanto ele está na fila de espera para finalizar suas compras. Esse é o momento em que ele está mais relaxado e propenso a considerar a compra de itens que não faziam, necessariamente, parte da lista de compras inicial. Por isso, a importância da exposição das categorias de impulso, indulgência e de lembrança nessa área, sempre com boa visibilidade para os produtos a fim de aproveitar ao máximo esta ocasião de compra.
Foto: Shutterstock
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