UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – QUAL A MELHOR OPÇÃO: MONTAR O SERVIÇO DE DELIVERY PARA FARMÁCIA OU CONTRATAR UMA EMPRESA?

By: | Tags: | Comments: 0 | abril 7th, 2022

Qual a melhor opção: montar o serviço de delivery para farmácia ou contratar uma empresa?

delivery-farmácia

Custo X benefícios são itens fundamentais para o empresário que deseja implantar o serviço de delivery em um farmácia

Montar o serviço de delivery para a farmácia ou contratar uma empresa vai depender do montante financeiro disponível para o investimento e das metas propostas a serem alcançadas, além do conhecimento necessário para operacionalizar este tipo de ferramenta.

A análise de custo x benefício pode ser feita por meio de contratação de empresas que fazem esse tipo de estudo para cada tipo específico de farmácia, região, população atendida, entre inúmeros outros fatores que impactam para que as metas projetadas sejam cumpridas. Em qualquer uma das situações, haverá necessidade de investimento e, particularmente, recursos humanos competentes, considerando que será uma ferramenta que aumentará o número de usuários e, se não bem estruturada, causará comprometimento inclusive para a loja física.

Existem muitas empresas que já oferecem software para delivery de farmácia já estruturados, enquanto outros dão a opção de construir um exclusivo para a suas necessidades. É importante se familiarizar com as legislações envolvidas e ter uma excelente assessoria para que não fique suscetível a possíveis erros que poderão comprometer a credibilidade do serviço oferecido e, como consequência, à farmácia a ele vinculada. Para se montar o próprio serviço de delivery a farmácia deverá estabelecer um planejamento muito cuidadoso, contar um uma equipe de funcionários aptos,  treinados e familiarizados para fazer toda a gestão logística e de estoque, assegurar que o transporte dos medicamentos seja feito com segurança e nas condições especificadas pelo fabricante, criar indicadores de avaliação e melhoria, o que normalmente, as farmácias não têm equipes formadas para essas atividades, entre outras necessidades, para que a própria farmácia possa assumir a atividade.

Acho que seria muito prudente, no início, buscar empresas já sólidas nestas atividades para dar um bom suporte à farmácia e, dessa maneira, conhecendo as dificuldades e as facilidades da ferramenta, poder pensar em estruturar um setor na farmácia para o desenvolvimento destas atividades.

É preciso conhecer e estudar todos os aplicativos disponibilizados porque demanda investimentos e recursos humanos competentes, então, talvez em um primeiro momento seja interessante contratar uma empresa que já tenha o know-how para se iniciar essa atividade aditiva em sua farmácia.

Foto e fonte: Farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USPMaria Aparecida Nicoletti

You must be logged in to post a comment.