UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – PAGUE MENOS AMPLIA VENDAS DA INDÚSTRIA COM EQUIPES EXCLUSIVAS E TECNOLOGIA

By: | Tags: | Comments: 0 | novembro 5th, 2021

Pague Menos amplia vendas da indústria com equipes exclusivas e tecnologia

As Farmácias Pague Menos decidiram apostar em uma nova configuração das equipes e no uso intensivo da tecnologia para aprimorar a jornada de consumo e potencializar os resultados da indústria no ponto de venda.

Perseguindo a meta, a rede estabeleceu um conjunto de estratégias, a começar pela segmentação das lojas em quatro diferentes modelos – premiummédiopop pop combate. Também foram formados times exclusivos dentro do departamento de marketing, onde cerca de 40 estão envolvidos no processo e distribuídos em três grupos. Cada um dedicado a uma área estratégica:  gerenciamento de categorias, trade e merchandising.

“Mais do que uma relação comercial, queremos levar o que a indústria tem de melhor, garantindo o produto certo na loja certa, encantando o cliente e o colocando no centro das decisões”, argumenta a diretora de marketing Emanuele Rodrigues.

Resultados

Como um dos resultados dessa estratégia, a rede movimentou R$ 88 milhões de receita incremental com a venda de itens ampliados e cadastrados em loja entre janeiro e setembro deste ano. O número total de SKUs é de 13 mil e a média por PDV já chega a 9,5 mil.

A Pague Menos também superou os 36 milhões de consumidores cadastrados no programa de fidelidade, sendo que 56% movimentaram R$ 3,7 bilhões em compras em 2020. Cada cliente tem acesso a cerca de 200 ofertas personalizadas e 87% das vendas são identificadas.

Acompanhamento 360º da execução

Há dois meses, a rede reforçou os investimentos em tecnologia com o aplicativo Execute, que já está em funcionamento nas suas mais de 1.100 lojas. Trata-se de um sistema que assegura, em tempo real, o acompanhamento pleno do ciclo de venda, com indicadores e imagens desde o posicionamento do produto na prateleira até a efetivação da compra.

O propósito é garantir o produto certo no lugar certo, respeitando os clusters de lojas e viabilizando esse novo formato de atuação com um projeto 360º, capaz de mobilizar todas as áreas da empresa. Com a adoção da ferramenta, a Pague Menos já alcançou um alto nível de eficiência na execução, sem atrito e ruptura. “O benefício mais relevante é a possibilidade de compartilhar os dados com os fornecedores. Isso garante total transparência na relação com a indústria e a correção imediata de rotas”, acredita Emanuele.

Um dos exemplos é a marca Elseve, da L’Oréal, com a qual a Pague Menos mantém um projeto de negociação de espaços na ponta de gôndola. A ação contempla a linha de tratamento capilar Elseve Hidra Hialurônico. No terceiro trimestre, os produtos que fizeram parte desse acordo tiveram incremento de 59% nas vendas, em relação aos três meses anteriores. Já os itens que não foram englobados cresceram apenas 24% no mesmo período.

Ferramentas de suporte

A companhia conta ainda com o suporte da Symphony Retail Solutions para realizar campanhas personalizadas de marketing omnichannel. A solução de gerenciamento e segmentação de oferta permite compreender melhor os clientes e desenvolver promoções com base nas preferências e no comportamento de compra. A Geofusion, por sua vez, é responsável por sistemas de geolocalização que mapeiam o perfil da loja e dos consumidores do entorno.

“Também iniciamos um modelo de assistente virtual que possibilita o agendamento de serviços como testes rápidos e vacinação contra a gripe. E para 2022, deveremos ter um programa de assinaturas de medicamentos, para ampliar a aderência aos tratamentos. Essas inovações agregam valor ao PDV e ainda nos dão condições de atender com perfeição o cliente onde e como ele desejar”, avalia Emanuele.

FARMÁCIAS PAGUE MENOS
Fundação: 1981
Faturamento: R$ 7,3 bilhões (2020)
Número de lojas: mais de 1,1 mil em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal
Número de colaboradores: 19.500

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

You must be logged in to post a comment.