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MULTIPLICA DIGITAL – NO PRIMEIRO MÊS DO ANO, VENDAS PRATICADAS NA INTERNET TÊM ALTA DE 45,17%, ANTE AO MESMO PERÍODO DE 2020

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No primeiro mês do ano, vendas praticadas na internet têm alta de 45,17%, ante ao mesmo período de 2020

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De acordo com o índice MCC-ENET, nas vendas pela internet aparecem as categorias de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,5%) e outros artigos de usos pessoal e doméstico (7,1%)

vendas internet O e-commerce no Brasil registrou crescimento de 45,17% em janeiro de 2021, frente ao mesmo mês do ano anterior. Seguindo a tendência positiva, usando a mesma base de comparação, o faturamento do setor teve alta de 61,82%.

Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

“O mês de janeiro costuma ser de fortes vendas no e-commerce brasileiro devido às ofertas de saldão dos grandes varejistas e retorno às aulas. A pequena retração observada entre dezembro/20 e janeiro/21 justifica-se então, pelas vendas de Natal no último mês do ano”, afirma o secretário executivo da camara-e.net, Felipe Brandão.

“Nos próximos meses, a tendência será de alta nas vendas, uma vez que as vendas online tornaram-se um hábito dos consumidores brasileiros.”

Vendas pela internet

Apesar das vendas pela internet continuarem em expansão, ao comparar os meses de janeiro de 2021, com dezembro de 2020, a variação foi negativa (-3,88%).

Por sua vez, ao observar a evolução do acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 68,15%.

Ao observar os dados regionais, na comparação entre janeiro de 2021 com o mesmo período de 2020, a métrica de vendas online ficou assim:

Nordeste (72,76%), Norte (52,39%), Sul (50,15%), Centro-Oeste (49,51%) e Sudeste (38,45%).

Dessa maneira, os dados do acumulado dos últimos 12 meses foram:

Nordeste (97,35%), Norte (82,85%), Centro-Oeste (74,67%), Sul (69,27%) e Sudeste (62,07%).

Faturamento

Ao analisar o índice de faturamento, na comparação de janeiro de 2021 com dezembro de 2020, teve crescimento de 5,84%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 87,65%.

Então, a composição por região ficou:

 Nordeste (90,59%), Norte (74,90%), Centro-Oeste (72,69%), Sul (64,52%) e Sudeste (52,88%).

Já no acumulado dos últimos 12 meses, por sua vez, os resultados foram:

Nordeste (122,36%), Norte (111,49%), Centro-Oeste (99,25%), Sul (83,73%) e Sudeste (78,94%).

Participação do e-commerce no comércio varejista

Em dezembro de 2020, o comércio eletrônico representou, então, 7,8% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção).

No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 9,6%.

Vale destacar, contudo, que esse indicador foi feito, também, a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no dia 10 de fevereiro.

Categorias

Em dezembro de 2020, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma:

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,9%); móveis e eletrodomésticos (26,2%); e tecidos, vestuário e calçados (11,5%).

Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,5%), outros artigos de usos pessoal e doméstico (7,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, e também bebidas e fumo (3,4%).

E, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%).

A saber, esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

Consumidores Online

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de outubro a dezembro de 2020, 18,4% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra pela internet.

Observa-se, portanto, uma alta de 0,5 p.p em relação ao trimestre anterior (17,9%).

Já na comparação com o mesmo período em 2019 (13,7%), houve, então, um crescimento de 4,7 p.p.

Fonte:  camara-e.net

Foto: Shutterstock

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