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MULTIPLICA DIGITAL – NÃO MEDICAMENTOS JÁ REPRESENTAM MAIS DE 30% DA RECEITA DAS FARMÁCIAS

By: | Tags: | Comments: 0 | outubro 11th, 2021

Não medicamentos já representam mais de 30% da receita das farmácias

Não medicamentos já representam mais de 30% da receita das farmácias

A  Close-Up International apresentou dados inéditos que ratificam a crescente relevância dos não medicamentos para o mercado farmacêutico. Os últimos 12 meses até agosto de 2021 registraram R$ 31,7 bilhões em vendas de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC); alimentos e bebidas; e em outras categorias. O avanço no faturamento foi de 19,3%.

Os indicadores foram revelados durante o Outlook 2021, evento virtual que mobilizou mais de 2,2 mil profissionais do setor nos dias 6 e 7 de outubro. “Esse conjunto de produtos já superou 30% das vendas em todos os nichos de farmácias”, enfatiza Paulo Paiva, vice-presidente Latam da Close-Up.

“São itens que podem contar com atuação de mídia e promoção de forma irrestrita, além de estarem muito atrelados a compras por impulso na farmácia, o que proporciona boas margens”, argumenta.

Motores do crescimento

Segundo a consultoria, o preço ainda exerce a maior influência sobre a evolução dessas categorias no varejo farmacêutico. Esse fator garantiu alta de 8,1% na comercialização de artigos de HPC, 5,2% em alimentos e bebidas e 11,3% em outros produtos.

“O volume de lançamentos desse segmento durante o ano também é expressivo quando se compara com o mercado farmacêutico como um todo”, complementa.

Elementos de crescimentoTotal não medicamentosHPCAlimentos e bebidasOutras
Lançamentos5,6%4,9%4,1%8%
Preço8,5%8,1%5,2%11,3%
Volume4,8%2,2%7,2%9,6%
Mix0,4%0,2%0,4%1,1%
Crescimento total19,3%15,4%16,8%30%

Dez principais corporações

No ranking dos dez principais players do segmento de não medicamentos na farmácia, a liderança é da L’Oréal, com 24,9% de crescimento; seguida da Procter & Gamble (P&G), com 21,1%. Já a melhor performance foi apresentada pela Nestlé, que ocupa a terceira colocação – 25,3%. Em nono lugar, a Colgate-Palmolive apresentou evolução de 23,3%.

Johnson & Johnson (3,6%), Unilever (10,4%), Kimberly-Clark (18,7%), Beiersdorf, fabricante da Nívea (12%), Danone (7,3%) e Hypera Pharma (17,2%) apresentaram crescimento menor em função da situação de categorias com as quais esses fabricantes trabalham dentro do varejo, que foram mais impactadas pela situação da pandemia.

RankingCorporaçõesR$ descontoCrescimento x ano anterior %
1L’Oréal2,5 bi24,9%
2Procter & Gamble (P&G)1,8 bi21,1%
3Nestlé1,7 bi25,3%
4Johnson & Johnson1,7 bi3,6%
5Unilever1,7 bi10,4%
6Kimberly-Clark1,4 bi18,7%
7Beiersdorf0,9 bi12%
8Danone0,8 bi7,3%
9Colgate-Palmolive0,7 bi23,3%
10Hypera Pharma0,7 bi17,2%

Segmento de HPC

No segmento de HPC, dez categorias representam 52,7% das vendas totais. Destaque para cuidados faciais, que tiveram incremento de 28%; e roupas íntimas descartáveis, com evolução de 40% no período. As fraldas infantis lideram em vendas, com 12,5% da venda total das categorias de HPC

CategoriasHPCMAT 08/21 (em R$ bilhões)Evolução em R$ (%)Representatividade(%)
Fraldas infantis2,3 bi20,7%12,5%
Emolientes e protetores2,0 bi20,7%10,8%
Prep. derm. inc. kamp1,7 bi21,7%9,4%
Desod. Corporal feminino0,6 bi10,5%3,3%
Cuidado facial geral0,6 bi28,2%3,2%
Tintura capilar0,6 bi1,2%3,1%
Desod. Corporal masculino0,5 bi10,3%2,9%
Protetores solares0,5 bi5%2,8%
Lenço/toalha umedecida infantil0,5 bi8,6%2,5%
Roupa íntima descartável0,4 bi39,9%2,3%

Alimentos e bebidas

Já em relação aos alimentos e bebidas, dez categorias somam 93,9% das vendas. As formulações pediátricas perfazem mais da metade do volume de negócios e os suplementos lideraram o incremento percentual.

CategoriasAlimentos e bebidasMAT 08/21 R$ descontoEvolução em R$ (%)Representatividade(%)
Formulações pediátricas2,2 bi15,9%52,2%
Outras formulações nutritivas0,6 bi22,6%14,8%
Outros suplementos alimentares0,3 bi59,8%6,4%
Chocolates e bombons0,2 bi31,4%5,7%
Balas, pastilhas e confeitos0,2 bi-9,2%4,7%
Energéticos0,1 bi32,6%2,3%
Suplementos esportivos0,1 bi22,9%2,1%
Águas0,1 bi-20,3%2%
Goma de mascar0,1 bi-15,1%2%
Suplementos proteinicos0,1 bi11,6%1,9%

Outras classes

Dez categorias de outras classes totalizam 46,1% das vendas, com destaque para testes de diagnóstico, cuja alta foi de 727,4%.

CategoriasOutras classesMAT 08/21 R$ descontoEvolução em R$ (%)Representatividade(%)
Polivitamínicos e minerais0,8 bi19,7%8,6%
Testes diagnósticos0,5 bi727,4%5,6%
Curativos e feridas0,5 bi16,8%5,5%
Descartáveis0,4 bi602%4,6%
Testes de diabetes/ sangue 0,4 bi9,5%4,1%
Pre. Antiacne tópicas0,4 bi28,1%3,9%
Microorganismos antidia.0,3 bi31,5%3,7%
Prod. Sist. Musc., esq.0,3 bi20,5%3,6%
Cálcio0,3 bi12,6%3,3%
Agulhas e seringas0,3 bi5,4%3,2%

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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