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MULTIPLICA DIGITAL – MONTAFARMA CRIA MODELO DE FARMÁCIA DIGITAL PARA MELHOR EXPERIÊNCIA DE COMPRA NO PDV

By: | Tags: | Comments: 0 | setembro 15th, 2020

MontaFarma cria modelo de farmácia digital para melhor experiência de compra no PDV

MontaFarma cria modelo de farmácia digital para melhor experiência de compra no PDV

Um mobiliário integrado à comunicação visual, com soluções interativas, hologramas, testeiras animadas e informações automatizadas. O cenário lembra uma loja do futuro, mas está ao alcance do varejo farmacêutico por meio da MontaFarma. A empresa deu início à implementação do modelo de Farmácia Digital, que utiliza tecnologia de ponta para aprimorar a experiência do consumidor no ponto de venda.

Especializada em mobiliário para farmácias e drogarias, a MontaFarma aposta nessa iniciativa para ampliar em até 30% o faturamento nos próximos dois anos. A receita foi de R$ 25 milhões em 2019. Três grandes redes do canal farma e um estabelecimento independente aderiram ao projeto em caráter experimental e já obtiveram expressivos resultados. “Em média, nos últimos três meses, o volume de vendas nas lojas registrou acréscimo superior a 40%”, celebra o diretor comercial Edimilson de Souza.

A concepção da Farmácia Digital foi possível em parceria com três empresas de tecnologia – a Bee Id, a TheLED e a WFTech. Cerca de dez meses foram necessários para o modelo de mobiliário sair do papel, em outubro de 2019. “Inicialmente, articulamos com a Abradilan o lançamento oficial na edição deste ano da Abradilan Conexão Farma. Mas a pandemia e o cancelamento do evento alteraram os planos e passamos para a fase de prospecção junto ao varejo. Para isso, desenvolvemos uma espécie de showroom virtual”, ressalta. Outros 12 projetos do gênero estão em fase de análise.

Como funciona?

A Farmácia Digital pode ser configurada de acordo com o porte, a localização e o tamanho da loja, a partir de um estudo inicial de viabilidade. O conceito consiste na implementação de módulos interativos, que podem reunir produtos cuja exposição o varejo deseja reforçar ou destacar itens em promoção por meio de testeiras de leds.

O mobiliário inteligente também pode reunir recursos como réguas de LED e hologramas, com segmentação por cores de acordo com as categorias – entre as quais dor e febre, gripes e resfriados, sistema digestivo, vitaminas e primeiros-socorros. É possível ainda programar os móveis para rastrear o QR Code de um medicamento e apresentar detalhes adicionais sobre o produto, ofertas ou descontos em vigor. “O painel interativo pode também abrir a possibilidade de um autoatendimento”, complementa Souza.

Como exemplo, clientes à procura de uma tinta para pintar os cabelos ingressam nesse espaço premium e passam a ter acesso a informações sobre os produtos da categoria nas testeiras e nos hologramas. Ao escolher a tintura desejada e aproximar o código de barras, o painel mais próximo apresenta algumas combinações, aplicações nos mais diversos tipos de cabelo e até promoções exclusivas. “Mais do que assegurar um ambiente mais prático e amigável, a tecnologia potencializa a lucratividade e o tíquete médio da farmácia ao despertar o interesse do consumidor por novos produtos”, comenta.

O modelo pode atrair também a atenção da indústria farmacêutica. “Em algumas das implementações que já realizamos, laboratórios se dispuseram a subsidiar parte do investimento, com o objetivo de valorizar a exposição de suas marcas na loja física. Inclusive, auxiliamos as farmácias nesse processo de negociação”, reforça o executivo.

Farmácias interessadas em incorporar a Farmácia Digital ao PDV podem contatar a MontaFarma pelo telefone (19) 3478-1000 ou pelo e-mail contato@montafarma.com.br. O link https://bit.ly/2EDjuck traz um vídeo que ilustra as funcionalidades do projeto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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