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MULTIPLICA DIGITAL – INTELIGÊNCIA DE DADOS: O QUE É E COMO IMPLANTAR NA SUA FARMÁCIA

By: | Tags: | Comments: 0 | julho 7th, 2022

Inteligência de dados: o que é e como implantar na sua farmácia

Se engana quem pensa que só as grandes redes de farmácias podem contar com essas tecnologias, ou que é necessário investir uma fortuna para adotar essa estratégia no ponto de venda

Provavelmente você já ouviu falar sobre inteligência de dados.

Esse é o nome dado para o conjunto de métodos analíticos e ferramentas empregados para formar o melhor entendimento das informações coletadas na farmácia. Com base nestas informações, os gestores da loja podem melhorar os serviços ou investir de forma estratégica, conforme veremos a seguir com detalhes.

E se engana quem pensa que só farmácias de grandes redes podem contar com essas tecnologias, ou que é necessário investir fortunas para ter soluções como estas no ponto de venda.

Confira, a seguir, e implante já a inteligência de dados na sua farmácia.

O que é a inteligência de dados?

A inteligência de dados é o conjunto de todos os métodos analíticos e ferramentas empregados para formar um melhor entendimento das informações coletadas na farmácia. Por meio das informações coletadas, torna-se possível aos gestores melhorar os serviços ou investimentos na loja.

Assim, a inteligência de dados se concentra na análise e na interação com as informações de uma forma significativa para promover uma melhor tomada de decisão.

Esta estratégia permite, ainda, que a farmácia personalize sua comunicação e fale de forma mais assertiva com o seu cliente, impactando, diretamente, em indicadores como tíquete médio, frequência de compras e aquisição de novos clientes.

“Também torna possível o planejamento dos investimentos de mídia e marketing, assim, possibilitando ações que não se pautem somente em desconto. Afinal, nem todo cliente precisa de desconto para fazer a próxima compra, por exemplo. Mas só é possível saber disso quando usamos a inteligência de dados para capturar informações, analisar comportamento e potencial, entregar ativações personalizadas e, não menos importante, mensurar conversões e resultados em tempo real”, explica o fundador da Bnex, Fernando Gibotti.

Benefícios da inteligência de dados na farmácia

Entre os benefícios da inteligência de dados na farmácia estão:

  • Entregar ativações personalizadas.
  • Capturar informações.
  • Mensurar conversões e resultados em tempo real.
  • Permitir que a farmácia personalize sua comunicação e fale de forma mais assertiva com o seu cliente, impactando diretamente em indicadores como tíquete médio, frequência de compras e aquisição de novos clientes.
  • Tornar possível o planejamento dos investimentos de mídia e marketing, possibilitando ações que não se pautem somente em desconto.

Por que devo digitalizar minha farmácia?

A partir do momento que a farmácia ou drogaria inicia o processo de trabalho com inteligência de dados, ela já está inserida num ambiente digital, não tendo como desvincular uma coisa da outra.

Dessa forma, digitalizar é importante porque cada perfil de cliente possui uma necessidade e um potencial específico, e hoje é impossível acionar clientes e traçar estratégias personalizadas sem a digitalização.

Isso porque a tecnologia é o meio para que as marcas possam alcançar seus clientes em escala, mas sem perder a personalização que impacta, diretamente, no aumento das vendas.

Quem pode ter uma farmácia digital?

Todas as farmácias ou drogarias podem ser digitais. “A digitalização para cada rede pode ter um aspecto diferente, conforme o nível de maturidade. Assim, é importante identificar essa maturidade para definir um plano de digitalização adequado ao momento e aos recursos do negócio”, explica Gibotti.

Dessa forma, digitalizar é importante porque cada perfil de cliente possui uma necessidade e um potencial específico, e hoje é impossível acionar clientes e traçar estratégias personalizadas sem a digitalização.

“A tecnologia é o meio para que as marcas possam alcançar seus clientes em escala, mas sem perder a personalização que impacta diretamente no aumento das vendas”, avalia Gibotti.

Como competir com grandes redes sem ter uma farmácia 100% digitalizada?

Hoje, sem a digitalização, competir com as grandes redes é uma tarefa muito difícil.

No entanto, não é necessário o mesmo investimento que eles fazem para conquistar o cliente.

Isso porque, a digitalização deve atender a necessidade do negócio dentro da sua realidade e das suas metas.

E, hoje, é possível contratar parceiros e plataformas pensados justamente na dinâmica das farmácias.

Como digitalizar a farmácia sem gastar uma fortuna?

Isso é possível escolhendo o parceiro adequado para sua necessidade.

O parceiro ideal terá uma solução adequada para o momento do negócio e um time dedicado a traçar um plano de digitalização que faça sentido, assim, evitando o desperdício de recursos.

Então, é fundamental pensar em planos de curto, médio e longo prazo, respeitando as variáveis do negócio.

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Opções de ferramentas para inteligência de dados para a sua farmácia

CRM

Plataforma de Customer Relationship Management (CRM) ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente, que captura dados, analisa e identifica as oportunidades, além de ativar, e se comunicar com clientes e analisar os resultados com precisão. Tudo em uma solução única, com foco na fidelidade, engajamento e no aumento do faturamento.

Com a plataforma, é possível criar a oferta certa, no momento certo, para cada cliente.

Confira algumas opções dentro do CRM:

  • Programa de relacionamento e fidelidade

É um clube de vantagens para estimular o aumento do tíquete médio, da frequência de compra e atrair novos clientes. Com um programa de benefícios personalizado com a sua marca, você:

  • Atrai o cliente para a sua loja.
  • Estimula seu cliente a se identificar no momento da compra.
  • Cria sua base de dados de clientes.
  • Analisa o comportamento de consumo e identifica oportunidades de venda na sua base de dados.
  • Cria ofertas especiais para o cliente fidelizado.

Captura de dados dentro e fora da loja

Com o seu programa de relacionamento ativo, você pode capturar os dados de perfil e consumo do seu cliente em tempo real, em diversas plataformas, como:

  • App mobile personalizado com a sua marca.
  • Hotsite.
  • PDV (totem ou no balcão).
  • Wi-Fi social.

Capturando dados de forma recorrente, é possível analisar, prever e influenciar comportamentos de consumo com precisão.

  • Hipersegmentação de clientes

Depois de capturar os dados e criar uma base de clientes consistente, o CRM faz a clusterização por perfil, localização, comportamento de consumo e cesta de produtos, definindo, de forma precisa, quais os tipos de ação devem ser direcionados a cada cliente, com foco na conversão da oferta.

  • Melhor ativação para cada cliente

Depois de identificar o perfil de cada cliente, é hora de definir a ativação que funcionará melhor para cada um deles. Afinal, cada cliente precisa de um estímulo diferente para ser influenciado.

Então, entregue ofertas inteligentes, conteúdos personalizados, descontos exclusivos, jogos, sorteios, cashback e muito mais para uma estratégia personalizada.

  • Melhor canal para cada cliente

Chega de contratar diversas ferramentas e desperdiçar tempo e recursos. Agora, além da inteligência da recomendação personalizada, você pode planejar e disparar suas comunicações via e-mail, SMS, push mobile ou feed de conteúdo, conforme o perfil do seu cliente e com previsibilidade de investimentos.

  • Programa de relacionamento

Possibilita ter seu clube de benefícios e outros benefícios integrados ao ponto de venda, para captura de perfil, gestão de cadastros e identificação de hábitos de consumo dos clientes.

  • Aplicativo móvel personalizado

Tenha o aplicativo mais completo do mercado com a sua marca, com facilidades, como: tabloide digital, descontos exclusivos, cashback, feed de conteúdo, menu de utilidades, lista de compras, clique e retire, delivery e muito mais.

  • Alavancas promocionais

Sorteios, jogos, ofertas personalizadas, cashback, programa de pontos, raspadinha digital e muito mais.

  • Automação de marketing: comunicações automatizadas a partir de gatilhos personalizados

Possibilita disparo de e-mail, SMS, push, feed com planejamento de distribuição de mídia com previsão de investimentos e mapeamento de perfil.

“Com o uso das soluções baseadas em CRM é possível empoderar o time de atendimento ao cliente da loja – a chamada venda consultiva – com cupom de descontos e ofertas personalizadas direto no balcão. E com a utilização da uma plataforma precisa de CRM, a rede ou as drogarias de todos os portes conseguem acionar o cliente mesmo quando ele estiver fora da loja, por meio de conteúdos segmentados por perfil e potencial de consumo, o que pode gerar maior tíquete médio, maior frequência de compra e aquisição de novos clientes”, destacou o founder da Bnex.

 Soluções de inteligência para abertura de loja

Através de soluções de inteligência é possível auxiliar em diversas questões, como:

  • Potencial de expansão (inteligência para planejamento na abertura de lojas)

Identifique o melhor local para sua nova loja e defina sua estratégia de expansão baseada em dados precisos. Além disso, também é possível mapear a concorrência e evitar a canibalização da sua rede.

  • Pré-expansão

Planeje a atuação da sua rede; defina os eixos de expansão dela mapeando os municípios e analisando os indicadores demográficos, a oferta e a demanda para o segmento; bem como a saturação do mercado e o potencial de expansão.

  • Potencial de expansão

Em seguida, execute o seu plano de ação, mapeando as regiões potenciais para abertura de lojas, com caracterização do município, análise demográfica, mapeamento da concorrência, e identificando as áreas mais indicadas para a abertura da loja.

  • Potencial de faturamento (inteligência na identificação do potencial de vendas em cada categoria da loja)

Identifique o real potencial de faturamento da sua loja através de estratégias específicas para cada categoria, considerando o entorno, os domicílios, a concorrência e a demanda de mercado. Tudo isso com metas individuais e setorizadas com decisões baseadas em dados concretos e detalhados. Ideal para lojas existentes e futuras.

Com essa ferramenta, é possível acessar:

  • Diagnóstico sociodemográfico completo.
  • Mapeamento demográfico/socioeconômico.
  • Mapeamento completo da concorrência.
  • Análise qualitativa do ponto.
  • Projeções e hábitos de consumo.
  • Delimitação das áreas de influência.
  • Dimensionamento do potencial de mercado.

Inteligência pós-venda

“Uma das grandes inovações do CRM com o uso de Inteligência Artificial, com ênfase nas comunicações de marketing automatizadas, por exemplo, é o envio de lembretes via SMS, notificando o consumidor que o seu medicamento de uso recorrente está acabando. Neste caso, a inteligência de dados empregada se refere a uma prestação de serviço personalizado ao cliente que pode estimular indiretamente novas vendas”, explica Gibotti.

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Como trazer a inteligência de dados para a minha farmácia?

Bnex Inteligência pode ajudar, pois conta com soluções com uma metodologia exclusiva e proprietária. Essa metodologia se baseia no levantamento e análise de mais de 150 fontes de dados públicos, além de dados próprios, coletados da maior base de consumo do País com mais de 35 milhões de domicílios mapeados diariamente e coletados em campo, o que garante 96% de precisão.  Dessa forma, são gerados relatórios descritivos contendo análises e cenários de potencial de consumo e faturamento.

Os clientes recebem um diagnóstico completo e de fácil entendimento, com fotos, mapas detalhados, checklists comentados, indicadores organizados, além da orientação dos especialistas em comportamento de consumo e varejo.

O time multidisciplinar é formado por estatísticos, geógrafos, matemáticos e especialistas em marketing e TI, que apoiam uma tomada de decisão mais assertiva e sem achismos. Tudo em base de dados e comprovação.

Além disso, todas as relações acontecem no espaço x tempo. Inclusive as relações de consumo. Por isso, o time multidisciplinar é especialista na metodologia Bnex para identificação detalhada de oportunidades de aumento de faturamento e aplicação inteligente dos recursos de marketing e vendas.

Bnex já conta com mais 300 clientes em todo o País e pode trazer a solução perfeita para a digitalização da sua farmácia.

Farmácias que utilizam inteligência de dados pelo País

  • Farmácia Nacional aposta em solução da Bnex

Farmácia Nacional, rede de farmácias localizada em Minas Gerais, aposta na solução “Potencial de expansão”, da Bnex, desde 2018, para ajudar no aumento de unidades. O estudo é realizado pela equipe de inteligência de dados da Bnex, quando a loja a ser aberta ainda não tem um ponto pré-definido. Então, a Bnex divide a cidade escolhida em diversos quadrantes, nos quais são feitas simulações de entrada de novos estabelecimentos. Dessa forma, são analisados dados como expansão urbana, densidade, renda populacional, potencial de consumo, entre outros. Então, a partir dos resultados, são definidos os melhores locais para abertura de uma loja.

  • Rede Santo Remédio aposta em solução da Bnex

A rede manauense de drogaria Santo Remédio apostou na fidelização de clientes para aumentar seu faturamento com o lançamento da Campanha Show de Prêmios. Para isso, contou com a expertise da Bnex, especializada em inteligência de dados para o varejo e em ativações focadas nas necessidades e objetivos dos seus clientes.

O foco da iniciativa era, primeiramente, incentivar os clientes a fazerem o download de aplicativo, desenvolvido pela Bnex, especificamente para a campanha e, assim, coletar informações sobre os seus perfis de compras para promover ações assertivas e personalizadas a cada um deles.

Bem-sucedida, a campanha contou com milhares de clientes participantes, para os quais foram enviadas mais de 465 mil raspadinhas e 463 mil números da sorte. A ativação gerou à rede um faturamento de R$ 55 milhões e um retorno de investimento (ROI) expressivo: para cada R$ 1 investido em prêmios, o retorno foi de R$ 100,54, considerando que o custo gasto em premiações foi superior a R$ 547 mil.

Além disso, nesse período, a performance de todos os indicadores dos clientes fidelizados foi superior ao desempenho do segmento de drogarias, em geral, considerando dados analisados pela área de inteligência da Bnex. O tíquete médio da rede aumentou em 34%, a frequência cresceu 35% e o gasto médio foi elevado em 81%.

O papel da Bnex foi fazer o gerenciamento de todas as operações das ações, entre elas, comunicar, atrair, gerar engajamento, converter, fidelizar clientes e, finalmente, aumentar o faturamento da rede.

Por meio da sua plataforma de CRM, o Zoombox, a empresa gerou as raspadinhas digitais e os números da sorte enviados ao aplicativo baixado pelos clientes.

Bnex, por meio de um módulo específico, pensado para atender o calendário do varejo, oferece a possibilidade de ações promocionais interativas, com disparo de comunicação em massa, mensuração de resultados em tempo real e implementação rápida, automatizando os processos até mesmo para redes que ainda não contam com uma plataforma de CRM.

Conclusão

Como vimos, a inteligência de dados é o conjunto de todos os métodos analíticos e ferramentas empregados para formar um melhor entendimento das informações coletadas para melhorar os serviços ou investimentos da sua farmácia.

Assim, a inteligência de dados se concentra na análise e na interação com as informações de uma forma significativa para promover uma melhor tomada de decisão na sua farmácia.

Através de diversas ferramentas, como as oferecidas pela Bnex, é possível digitalizar a sua farmácia, sem gastar uma fortuna, adequando as soluções a todas as suas necessidades.

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

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