UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – IMUNIDADE: RESISTÊNCIA BAIXA

By: | Tags: | Comments: 0 | março 18th, 2021

imunidade-resistencia-baixa

Imunidade: Resistência baixa

Gripes e infecções na garganta recorrentes são algumas indicações de que o sistema imunológico está enfraquecido. Carência de vitamina C pode ser a origem desse quadro

Manter a imunidade em dia é importante para a prevenção de diversas doenças, com destaque para aquelas causadas por vírus. Nesse sentido, os suplementos vitamínicos podem auxiliar, repondo os micronutrientes que fazem parte do mecanismo do sistema imune. E isso vale para o ano todo.

“Mesmo após o fim dos meses mais frios, é importante manter os cuidados com a imunidade durante as outras estações do ano. Não só as mudanças climáticas, mas fatores como o estresse físico e mental, poluição, falta de exercícios físicos regulares e alimentação desequilibrada podem fragilizar o organismo”, argumenta a médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Dra. Marcella Garcez.

Nesse sentido, a vitamina C, também conhecida por ácido ascórbico, pode ajudar. Segundo explica a nutricionista funcional, fitoterapeuta e especialista em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Adriana Stavro, este nutriente estimula tanto a produção quanto a função de leucócitos (glóbulos brancos), especialmente neutrófilos, linfócitos e fagócitos.

Funções da vitamina C

• É fundamental para o crescimento e reparo dos tecidos em todo o corpo.
• É essencial para a saúde da pele, como um antioxidante de baixo peso molecular fundamental para a síntese de colágeno.
• Também é necessária para a cicatrização, absorção de ferro e manutenção da saúde óssea.
• Como potente antioxidante, ajuda a reduzir os danos causados pelos radicais livres e previne o desenvolvimento de condições como doenças cardíacas e câncer.
• Contribui para a fotoproteção.
• É fundamental para o sistema imunológico.

Fonte: nutricionista funcional, fitoterapeuta e especialista em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Adriana Stavro

“Como antioxidante, a vitamina C também ajuda a proteger a saúde das células imunes, para que possam trabalhar eficientemente para prevenir infecções. Gripes frequentes, infecções do trato urinário ou infecções na garganta são uma indicação de um sistema imunológico enfraquecido”, adverte.

Aliás, a combinação de algumas vitaminas e minerais favorece o funcionamento do sistema imunológico tanto em adultos quanto em crianças, de acordo com as necessidades diárias de cada faixa etária.

“Vitaminas D e E, principalmente a C, e minerais como zinco e selênio conseguem dar essa resposta ao organismo, por isso devem estar presentes na alimentação e, quando necessário, na suplementação, sempre orientada por um médico”, acrescenta o chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, Dr. Daniel Magnoni.

Apesar da importância desse nutriente, é fundamental que a suplementação seja feita com orientação médica. “A vitamina C, por ser hidrossolúvel, é eliminada facilmente, mas seu excesso pode ser responsável por sintomas como diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça”, exemplifica a Dra. Marcella.

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock

You must be logged in to post a comment.