UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – HIPERTENSÃO ARTERIAL: MAIS DE 30% DOS BRASILEIROS SÃO AFETADOS PELA DOENÇA

By: | Tags: | Comments: 0 | junho 9th, 2021

O coração é um dos principais órgãos do ser humano, que merece atenção e cuidado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 35% dos brasileiros convivem com a doença, que ainda é responsável por mais de dez milhões de mortes por ano no mundo.

A prevenção, identificação e o tratamento precoce são importantes aliadas para reduzir a mortalidade por causas cardiovasculares. Segundo o médico convidado pela Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi, Dr. Eduardo Motti, a hipertensão pode acometer desde crianças até pessoas mais idosas.

“A hipertensão arterial é conhecida por ser silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas por muito tempo, até que surjam as complicações para o coração, os rins, os olhos ou o sistema nervoso. É muito importante aferir a pressão arterial desde a infância, para fazer o diagnóstico o mais cedo possível”.

Cuidados

A hipertensão pode estar relacionada a 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e 60% dos casos de infarto agudo do miocárdio (IAM). Manter uma rotina com uma alimentação mais saudável e praticar exercícios físicos são pontos importantes para controlar a pressão alta. Os medicamentos disponíveis contribuem para o controle da doença, mas devem sempre ser indicados por profissionais médicos.

“Algumas pessoas são mais sensíveis ao sal que outras e nessas o uso excessivo eleva a pressão arterial, mas de qualquer modo, a redução na ingestão leva à melhora da hipertensão. Também, uma vez feito o diagnóstico de hipertensão arterial e evidenciada a necessidade de medicação anti-hipertensiva, esta deve ser tomada continuamente”, destaca Motti.

Confira algumas recomendações de como evitar a hipertensão em tempos de pandemia:

Evite fumar e o uso excessivo de álcool;
Inicie ou mantenha uma dieta balanceada aliada com atividades físicas;
Meditação, ioga e outras técnicas de relaxamento também ajudam a reduzir a ansiedade e manter a PA em níveis controlados;
Para quem utiliza medicação é extremamente importante realizar o tratamento continuamente.

Fonte: Pfarma

You must be logged in to post a comment.