UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – GESTÃO EFICIENTE DE ESTOQUE PODE TRAZER DIVERSOS BENEFÍCIOS PARA FARMÁCIAS

By: | Tags: | Comments: 0 | março 16th, 2022

Gestão eficiente de estoque pode trazer diversos benefícios para farmácias

gestão-estoque

CEO da iCertus, Fábio Ieger, enfatiza sobre a importância de ações de planejamento e dá dicas para uma armazenagem mais inteligente

Estabelecer uma gestão de estoque eficiente é crucial dentro de qualquer operação comercial. Caso o controle não seja bem planejado, o impacto pode atingir diversos setores, ameaçando até mesmo a saúde financeira de uma empresa.

De acordo com Fábio Ieger, CEO da iCertus, startup de Curitiba (PR) que oferece uma série de serviços voltados para a gestão de micro e pequenas indústrias, com destaque na área de crédito, criar um planejamento efetivo pode ser a diferença entre lucro e prejuízo.

“Um estoque muito cheio pode levar a deterioração de resíduos, roubo de matéria prima, perda de insumos e outros problemas. Por outro lado, um estoque muito enxuto pode fazer com que você perca vendas por falta de matéria-prima”, pontua.

Todavia, para o empresário, com um controle eficiente de estoque é possível saber exatamente quando reabastecer determinados itens, algo que pode trazer diversos benefícios para as empresas.

“Além de equilibrar compras, armazenagem e entregas, existe a possibilidade de controlar entradas e o consumo de materiais e, com isso, definir prazos de pagamento de fornecedores de acordo com os recebimentos dos clientes. Para que seu negócio não sofra pelo excesso ou pela falta de produtos e mercadorias, é necessário conhecer a fundo o funcionamento e as peculiaridades do setor em que você atua”, relata.

Giro da mercadoria

De acordo com o CEO, um dos pontos mais importantes a se considerar ao avaliar o controle de estoque é o giro da mercadoria.

“Em poucas palavras, corresponde ao número de vezes que o estoque foi vendido ou usado em determinado período de tempo. Para ter precisão nessa informação, é preciso estar atento a alguns aspectos que facilitam ou prejudicam a velocidade que essa mercadoria será comercializada, tais como volume de compra, organização de estoque, como esses produtos serão expostos, além de levar em consideração qualquer oferta ou promoção”, revela.

Para um controle mais eficiente, é importante ter completo domínio sobre a entrada e saída de itens dentro do depósito.

Com isso, portanto, é possível obter informações sobre a quantidade de matéria prima disponível, bem como o valor total de insumos.

“Crie uma tabela padronizada, informando os artigos que compõem todo o seu estoque. É importante que essa planilha seja personalizada de acordo com a realidade da sua empresa e traga informações como preço, nome, quantidade disponível e categoria de cada item listado”, explica Ieger.

Portanto, de acordo com o administrador, para reduzir as chances de erro neste segmento é importante contar com uma plataforma de automação que facilite o processo.

“Automatizar a gestão fará com que todas as etapas sejam informadas de maneira precisa, diminuindo a probabilidade de falhas ou imprevistos. Com o módulo de gestão da iCertus, é possível acompanhar e fazer toda a gestão da movimentação de estoque de maneira simples e prática”, finaliza Fábio Ieger.

Fonte e foto: iCertus

You must be logged in to post a comment.