UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – GESTÃO DE ESTOQUE INTELIGENTE PARA FARMÁCIAS

By: | Tags: | Comments: 0 | fevereiro 4th, 2022

Gestão de estoque inteligente para farmácias

estoque-inteligente

Gerenciamento de processos de estoque se faz com números, através de um sistema informativo completo, juntamente com uma gestão eficiente e com pessoas comprometidas com o negócio

Uma gestão de estoque mais eficaz diminui o numero de pontos de ruptura que aparecem na área de vendas e os custos com estoque.

Inteligência comercial – quem não mede, não controla, quem não analisa, não gerencia.

Controle rentável, um forte contexto de mudanças ocorrido ano passado esta fazendo com que o varejo farmacêutico tenha consciência da vital importância de se ter uma administração mais profissional, seja na área administrativa, seja na área de vendas.

Gerenciamento de processos de estoque se faz com números, através de um sistema informativo completo, juntamente com uma gestão eficiente e com pessoas comprometidas com o negócio, com a farmácia.

Dentro dessa nova profissionalização um dos focos principais para as pequenas, medias e grandes farmácias é a necessidade de uma gestão de estoque eficaz, a fim de diminuir o numero de pontos de ruptura que aparecem na área de vendas e os custos com estoque, melhorando a rentabilidade.

A efetiva possibilidade de se conseguir esse êxito começa com a classificação correta do estoque.

Essa ação permite a visualização dos produtos com maior rotatividade dentro da farmácia, que deve concentrar os maiores investimentos, principalmente nas curvas A e B, gerando uma otimização dos recursos aplicados na elaboração desse estoque.

A ruptura pode ser evitada, sem maiores custos, a partir do momento em a implantação da curva ABC for analisada frequentemente, permitindo identificar itens sobre os quais a atenção precisa existir. Para tal é necessário um sistema informatizado que atenda as principias necessidades. A falta do mesmo ou seu uso incorreto ocasionara um gerenciamento por meio de bases inconsistentes, gerando então decisões erradas e comprometendo o resultado.

Em paralelo com a curva ABC é possível trabalhar a regra do estoque mínimo com os principais produtos, ocorrendo assim o estoque inteligente. Esse estoque mínimo consiste em determinar um estoque de segurança para não ocorrer a ruptura na área de vendas. Porém é importante deixar claro que esse conceito deve ser utilizado por farmácias que tenham um bom capital de giro e um fluxo e caixa consistente, pois nesse método ocorre a compra sem a necessidade imediata de uma grande gama de produtos, ocasionando um elevado custo de estocagem.

Para se obter uma otimização dos recursos investidos em estoque é fundamental que os proprietários e gestores fiquem atentos aos seguintes aspectos e informações:

  • Sistema informatizado funcional.
  • Equipe mantendo um cadastramento correto dos itens no sistema.
  • Profissionais aptos em analisar relatórios de curva ABC para tomar decisões acertativas comprando os principais produtos para a farmácia.
  • Promover a conferencia do estoque das curvas A e B periodicamente.
  •  Analisar a gestao financeira – antes de optar por trabalhar com estoque mínimo, com estoque inteligente é preciso certificar-se da capacidade financeira da farmácia para que o fluxo de caixa não seja afetado pelo aumento de compras dos principais produtos.
  • E, se ocorrer um ponto de ruptura na área de vendas, analisar o porque e se há possibilidade de também acontecer com outros produtos, o trabalho profilático.

Levando em consideração os aspectos e as informações aqui citadas será possível trabalhar com um estoque inteligente e adequado dentro da realidade de cada farmácia, diminuindo seus custos e, principalmente, eliminando os pontos de ruptura na área de vendas que comprometem todo um resultado.

Estoque inteligente se faz com essas ações conjuntas entre sistema, equipe e gestor, indo além do básico para aumentar faturamento e lucro.

Fonte e foto:
Farmacêutica especializada em Gestão de Farmácia e Gestão Estratégia e sócia da Gestão Farma Consultoria, Erica Schinetz, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

You must be logged in to post a comment.