UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS VIDA SAUDÁVEL DA FEBRAFAR FOCA EM PÚBLICO 60+

By: | Tags: | Comments: 0 | outubro 22nd, 2021

Gerenciamento de categorias Vida Saudável da Febrafar foca em público 60+

gerenciamento-categorias

O projeto tem o objetivo é a organização estratégica de produtos e medicamentos que atendam os 60+ com mais conforto e qualidade

O Gerenciamento de Categorias (GC) deve ser muito bem trabalhado nas farmácias para atender as necessidades específicas desse público.

O público 60+ tende a crescer cada vez mais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) no ano de 2060 haverá cerca de 218,7 idosos para cada 100 jovens de até 14 anos.

Essa ascensão impacta em vários segmentos, incluindo o farmacêutico.

Já que esse público também busca mais autonomia dentro da farmácia, atendimento personalizado e um ambiente mais agradável.

Pesquisa

Pensando nisso, o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou, então, uma pesquisa para compreender quais os comportamentos predominantes deste tipo de consumidor.

O resultado deste estudo – chamado Mercado Sênior – foi um dos pontos de partida para adotar novas oportunidades na Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).

Ele expôs o quanto este é um público ativo que gosta de ir até o ponto físico para comprar medicamentos.

E, prioritariamente, costumam pagar sozinhos por eles.

Gerenciamento de categorias

Em meio a este cenário surgiu o Gerenciamento de Categorias Vida Saudável.

Um projeto cujo objetivo é a organização estratégica de produtos e medicamentos que atendam os 60+ com mais conforto e qualidade.

Além da disposição e sortimento ideal, o Vida Saudável conta com um material de exposição exclusivo que traz a informação das categorias que entregam toda a vitalidade que esse público busca, são elas:

Energia & Disposição, Antiestresse & Qualidade de Sono, Fortalecimento & Mobilidade, Pernas Cansadas & Higiene Oral, Controle de Açúcar e Nutrição Saudável.

“O desafio é reorganizar os negócios das farmácias associadas às nossas redes para atender as necessidades dessa população que vem crescendo e busca por uma longevidade com qualidade. Assim as lojas teriam um Gerenciamento de Categorias com foco no atendimento do público sênior; estabelecendo, então, o mix de produtos e layout ideal. Além disso são feitos treinamentos para os colaboradores de lojas para oferecer atendimento diferenciado”, explica então, diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni

Ao todo, foram 51 lojas, de três redes associadas, que tiveram o layout e o sortimento desenvolvidos com base nos planogramas indicados pela Febrafar.

A saber, esses arquivos são como mapas de orientação à loja criados em parceria com a indústria Hypera.

Esses PDVs também tiveram o suporte da equipe de trade da Febrafar e dos focais das suas respectivas redes para, então, sanar as dúvidas.

Resultados já visíveis

As primeiras percepções dos lojistas e das redes já são positivas.

Visto que o Gerenciamento de Categorias Vida Saudável veio, então, para demonstrar a necessidade de atender melhor o público 60+ com a mescla de um sortimento ideal e uma layoutização mais clara e precisa.

A assistente de GC, Cleomara Reis, dá o seu depoimento em relação ao engajamento dessas lojas.

“São visíveis o engajamento e o interesse dessas lojas em realizar um atendimento mais personalizado ao público sênior, de maneira organizada e estratégica”, ela conta.

Os resultados são mais detalhados também ao decorrer do tempo.

Já que o GC é aquele trabalho de formiguinha que pouco a pouco traz lucratividade e também a visibilidade à loja.

Portanto, sempre com foco no aproveitamento estratégico do autosserviço da farmácia.

Fonte: Febrafar

Foto: Shutterstock

You must be logged in to post a comment.