UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – FARMÁCIAS PUXAM AVANÇO DE 2,5% DO VAREJO EM JANEIRO

By: | Tags: | Comments: 0 | fevereiro 17th, 2022

Farmácias puxam avanço de 2,5% do varejo em janeiro

Farmácias puxam avanço de 2,5% do varejo em janeiro

As vendas no varejo cresceram 2,5% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado. Em termos nominais, o crescimento foi de 14,4%. E as farmácias foram o principal motor para o resultado positivo, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

A Cielo expõe algumas razões para o avanço. “Como a base de comparação é o início de 2021, momento no qual ainda enfrentávamos uma pior fase da pandemia, o abrandamento de medidas de isolamento continua a favorecer o desempenho de alguns setores na comparação”, explica.

“Efeitos de calendário também colaboraram para a alta. Em janeiro de 2022, por conta da composição dos dias do feriado de ano novo, houve um dia útil a mais”, completa a companhia.

Para explicar o crescimento específico das farmácias, uma das respostas pode estar na explosão de casos da variante ômicron, o que elevou rapidamente a demanda por medicamentos para imunidade e testes rápidos da Covid-19.

“O comércio varejista se mantém em recuperação. É o terceiro mês seguido de alta nas vendas”, enfatiza o líder de inteligência da CieloPedro Lippi.

Esse setor foi o motor da aceleração entre dezembro de 2021 a janeiro de 2022 para o macrossetor de Bens Não Duráveis. Também segundo o índice, todas as regiões do Brasil apresentaram um crescimento das vendas.

O que é o ICVA?

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é um acompanhamento mensal realizado pela Cielo, que mapeia as vendas de 18 setores, abrangendo desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Esses comerciantes respondem por 1,3 milhão dos credenciados à companhia. Cada setor tem um peso no resultado geral do indicador, que é definido a partir do desempenho no mês.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

You must be logged in to post a comment.