UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – FARMÁCIAS INDEPENDENTE FOCA EM TECNOLOGIA PARA AMPLIAR TÍQUETE MÉDIO

By: | Tags: | Comments: 0 | maio 17th, 2021

Farmácias Independente foca em tecnologia para ampliar tíquete médio

Farmácias Independente foca em tecnologia para ampliar tíquete médio

Redes de médio porte do varejo farmacêutico também entram na corrida pela transformação digital. Com cerca de 70 lojas nos estados da Bahia e Pernambuco, a Farmácias Independente acelerou a implementação de novas tecnologias para cumprir a meta de ampliar em 50% o número de pontos de venda e ganhar terreno no Nordeste.

“O cenário atual nos obrigou a replanejar várias rotas e acelerar alguns projetos que já estavam no escopo, como o lançamento do nosso e-commerce e a ampliação dos serviços de delivery”, explica o gestor da rede, Rodolfo Santos. Para isso, a empresa investiu na centralização do atendimento com o uso de um chatbot.

Todo esse processo culminou com a implementação de um programa de fidelidade. Batizado de Mais Independente, o programa tem o objetivo de incentivar o volume de compras. “O consumidor tem uma série de vantagens e descontos à medida que adquire mais itens da rede, seja no modelo online ou presencial”, acrescenta Santos.

Ao todo, já são mais de 320 mil clientes cadastrados na base, com uma média de 2.200 cadastros por dia. “Hoje, 39% das vendas da rede passam pelo programa. Além disso, o tíquete médio dos clientes fidelizados é 45% maior em relação aos não cadastrados e a quantidade de itens por cesta é 40%”, aponta o executivo.

O desenvolvimento do projeto durou de agosto a outubro e, em dezembro do ano passado, já estava em operação em todas as lojas. Para a viabilização, a Farmácias Independente contratou a Inspiring, empresa do Grupo Stefanini que desenvolve programas de fidelidade para mais de 45 redes de farmácias do país.

“Além de converter mais vendas, o programa também permite que o gerente de uma determinada loja faça uma segmentação com oferta personalizada junto ao consumidor, aumentando a receita daquela farmácia. Por meio de um aplicativo, a loja disponibiliza a consulta dos pontos acumulados, dispara conteúdos de saúde e lembretes de ingestão de medicamentos”, destaca João Mota, CEO da Inspiring.

Segundo o executivo, a próxima atualização do programa contará com funcionalidades como o ship from store, que é a possibilidade de retirada do produto na loja, e as vendas conversacionais por meio de aplicativos como o WhatsApp.

Farmácias Independente
Fundação: 199
Lojas: cerca de 70 em dois estados do Nordeste (Bahia e Pernambuco)
Número de colaboradores: 1.200

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

You must be logged in to post a comment.