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MULTIPLICA DIGITAL – FARMÁCIA COM UM CHECKOUT OTIMIZADO

By: | Tags: | Comments: 0 | junho 30th, 2021

Farmácia com um checkout otimizado

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O primeiro passo é analisar quais são as fricções que o usuário encontra no e-commerce

Antes da pandemia, as compras em farmácias eram responsáveis por cerca de 3% do faturamento on-line, mas houve um crescimento de 120%, estando hoje na casa de 6 a 7% das vendas através dos canais online. Porém, ainda longe dos 13%, patamar vendidos nos Estados Unidos. “31% das pessoas que compram online através de celulares ou tablets, compram produtos da categoria remédios e 29% compram cosméticos e higiene pessoal. Ou seja, 70% das pessoas que compram através de celular nunca compram produtos do segmento farma, sendo um grande potencial”, explica o CEO da PagBrasil, Ralf Germer.

De acordo com o executivo, o principal fator para nunca terem comprado por celular é não terem cartão de credito. Então oferecer soluções especificas de pagamento é extremamente importante.

Mas como aumentar as vendas online da sua farmácia?

O primeiro passo é analisar quais são as fricções que o usuário encontra no e-commerce. “Em todas as partes da jornada tem pessoas que abandonam o carrinho, mas o principal momento é na hora do pagamento. Assim, melhorarmos a experiência no momento do pagamento da compra, otimizando o processo, resultaremos em amis vendas”, orienta Germer.

Mas, então, o que dá para fazer para otimizar o checkout? Confira 6 dias do especialista:

  1. Dentro do processo de pagamento, tenha passos mais reduzidos possíveis, evitando cliques desnecessários, ou direcionamentos a páginas externas de pagamento. Com páginas externas sempre há perda de vendas por razoes técnicas ou porque os clientes não confiam nessa página. O pagamento deve sempre acontecer dentro do ambiente da loja online.
  2. Implemente recursos que garantam a fluidez e a agilidade da compra, como a facilidade do cliente colocar o CEP e o endereço se preenchido automaticamente.
  3. Verificar os dados introduzidos em tempo real. Por exemplo, se a pessoa coloca o CPF, ele já deve ser verificado e comprovado no mesmo momento e não no final do processo da compra. Porque se o cliente clicar para finalizar a compra e isso não funcionar por dados preenchidos incorretamente, sendo necessário voltar para verificar o formulário, as chances de abandono são grandes.
  4. Implemente a opção de boleto bancário em todas as compras pois essa continua sendo a opção mais usada nas compras em canal online no Brasil. Muitos boletos são emitidos no formato de PDF, que não funciona bem no celular, mas existem soluções, como o boleto flash, que permite com um clique copiar o código de barras e colar no aplicativo do banco. Além disso, o boleto tem que se adaptar perfeitamente a tela pequena do celular.
  5. Confirme o pagamento de forma acelerada. Normalmente a confirmação do pagamento no cartão de crédito é rápida, mas nos boletos ainda demora alguns dias. Isso deve ser evitado ao máximo em todas as formas de pagamento.
  6. Amplie as ofertas de meio de pagamento para atender a todos clientes.  

O conteúdo foi abordado durante o congresso E-commerce Saúde e Farma, organizado pela E-commerce Brasil, que aconteceu no dia 23 de junho.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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