UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – ENTENDA O QUE SIGNIFICAM AS SIGLAS DO PROTETOR SOLAR

By: | Tags: | Comments: 0 | março 22nd, 2022

Entenda o que significam as siglas do protetor solar

siglas-protetor-solar

As abreviações de raios UV, UVA, UVB e FPS estão estampadas em todos os rótulos deste tipo de produto e entendê-las antes da próxima compra é mais importante para a saúde da pele do que se imagina

Alguns rótulos de dermocosméticos podem gerar dúvidas por conta de suas abreviações e siglas com as do protetor solar.

No entanto, é superimportante entendê-las para fazer a melhor escolha, de acordo com a necessidade de cada pele.

A dermatologista Vanessa Perusso, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esclarece de uma vez por todas as siglas do protetor solar.

  • Raios UV

“UV é a sigla para raios ultravioleta, um tipo de radiação eletromagnética transmitida a partir do Sol”, explica a especialista e comenta, “esse agente pode ser responsável por uma série de problemas causados à região cutânea, como o surgimento de manchas, melasma e envelhecimento precoce”. Vanessa ainda reforça que esses raios são invisíveis, mas estão presentes em todas as épocas do ano, seja no verão ou inverno.  

  • Raios UVA

“Os raios UVA são a variação do ultravioleta tipo A. Essa categoria de radiação está presente na emissão dos raios solares o dia inteiro e em qualquer clima, seja ela nublado, frio ou quente, além de ter um alto poder de ultrapassar qualquer obstáculo” esclarece Vanessa. Isso quer dizer que os raios UVA excedem vidros e janelas e penetram na pele de forma profunda. Por isso, este é um dos motivos para se usar protetor solar mesmo dentro de casa. Ainda de acordo com a dermatologista, os raios ultravioleta A estão associados ao ao envelhecimento precoce da derme e manchas solares.

  • Raios UVB

“Já os raios UVB são a categoria de ultravioleta tipo B. Eles estão presentes na emissão dos raios solares entre as 10h e 16h, quando incidem diretamente e com maior intensidade no planeta. Embora penetrem de maneira superficial sobre a pele, os raios UVB são os maiores responsáveis pelo câncer de pele. Por esse motivo deve-se evitar a exposição direta ao sol neste período”, alerta a profissional.


  • FPS 

“A sigla FPS significa fator de proteção solar e indica a potência do produto contra os raios UVA e UVB. Hoje o mercado oferece uma grande variedade de fatores de proteção, no entanto, para o dia a dia o FPS 30 é suficiente. Durante a exposição ao sol, o FPS 50 cumpre superbem o papel de proteger a pele e precisa ser reaplicado a cada duas horas ou quando houver sudorese em excesso e contato com a água da piscina e do mar.” 

Como escolher o protetor ideal? 

“Não existe uma única resposta certa, porque cada pessoa tem um tipo de pele. O que pode ser observado na hora da escolha são as características da formulação que são agradáveis a grande maioria das pessoas. Isso vai desde o toque seco, fórmula não oleosa, rápida absorção, agentes hidratantes e resistência à água e ao suor”.

Fontes: Helioderm e dermatologista Vanessa Perusso

Foto: Shutterstock

You must be logged in to post a comment.