UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO: VEJA COMO CUIDAR DA SAÚDE CARDÍACA

By: | Tags: | Comments: 0 | setembro 29th, 2021

Dia Mundial do Coração: veja como cuidar da saúde cardíaca

saúde-cardíaca

Doenças como hipertensão arterial, coronariana, cardiopatia entre outras, são responsáveis por cerca de 1100 mortes por dia no Brasil

29 de setembro é considerado o dia mundial do coração, data que tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde cardíaca.

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo.

De acordo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) elas representam, portanto, a principal causa de mortes no Brasil.

São, portanto, mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos) a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.

Hipertensão arterial, doença coronariana (doença isquêmica do coração), doença cerebrovascular, doença arterial periférica; doença cardíaca reumática e cardiopatia congênita são,  portanto, as causas de problemas cardíacos mais conhecidas.

Entre os principais fatores de risco para a ocorrência dessas doenças estão:

Diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doenças da tireóide, colesterol alto e também histórico familiar.

“Pessoas com sobrepeso/obesas, com dieta inadequada, tabagistas e sedentárias estão mais propensas a desenvolver algum problema cardíaco”, alerta o Cardiologista do HSANP, Gustavo Coulon Perim.

Sintomas e diagnóstico

Dentre os principais sintomas de que há algo errado com o coração está dor no peito, náuseas, vômitos, sudorese e também falta de ar.

“No caso de sentir todos esses sintomas é fundamental procurar um cardiologista o mais prontamente possível para que receba, então, o tratamento adequado ao diagnóstico”, orienta.

Ainda de acordo com o especialista uma maneira segura e eficaz de diagnosticar algum problema cardíaco é utilizando a angiotomografia, uma tomografia que avalia os vasos sanguíneos através da administração de contraste por uma veia periférica esse exame consegue identificar obstruções e aneurismas, como por exemplo, o aneurisma de aorta, que é a principal artéria do corpo.

” Esse é um excelente exame, ele faz uma avaliação clara das artérias do coração e identifica obstruções que podem ser causadoras de dor no peito e certamente de outros problemas cardíacos que quando não tratados adequadamente podem levar a morte ou deixar sequelas importantes” , pontua.

Dicas para ter um coração saudável

De acordo com o especialista, para se ter uma saúde cardíaca em dia é fundamental:

  • Praticar exercícios físicos com regularidade.
  • Manter uma alimentação equilibrada por exemplo com frutas, verduras, legumes e evitando o excesso de sal, açúcar, frituras e gorduras saturadas.
  • Manter o controle do colesterol, diabetes e pressão arterial.
  • Não fumar e moderar o uso de álcool.

“Vale lembrar que para um coração saudável o controle das comorbidades acompanhado por um especialista é essencial, sempre levando em consideração que dieta, exercício e emagrecimento ajudam nesse gerenciamento”, finaliza.

Fonte: HSANP

Foto: Shutterstock

You must be logged in to post a comment.