UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – CONSULTAS PÚBLICAS DA ANVISA PODEM AMPLIAR ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

By: | Tags: | Comments: 0 | outubro 16th, 2020

Consultas públicas da Anvisa podem ampliar assistência farmacêutica

consultas-publicas-da-anvisa-podem-ampliar-assistencia-farmaceutica

Entre os serviços que as farmácias poderão oferecer estão: aferição da pressão arterial, realização dos testes rápidos de glicemia, colesterol, triglicérides, dengue, entre outros

A consulta pública dos serviços das farmácias está mudando.Permanecerão abertas para sugestões e comentários, até 23 de outubro, as Consultas Públicas (CP) 911/2020 e 912/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alteram as Boas Práticas Farmacêuticas e os requisitos técnicos para atividades relacionadas a testes de Análises Clínicas.

Para o Gerente do Projeto de Assistência Farmacêutica da Medlevensohn, Frederico Theobaldo, empresa distribuidora de produtos e equipamentos médicos, “será muito positivo se ocorrerem avanços nessas áreas, pois os serviços de Assistência Farmacêutica são de extrema importância para dar suporte ao sistema público de saúde e ampliar a acessibilidade da população”.

Frederico explica que a CP 911/20 visa alterar dispositivos relacionados à Proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44/2019, que dispõe sobre o controle sanitário do funcionamento, comercialização de produtos e prestação de serviços em farmácias e drogarias.

Os avanços mais importantes que a consulta pode propiciar são:

  1. Adoção da expressão “serviços de saúde”, definindo melhor a atuação desses estabelecimentos;
  2. Substituição do termo “serviço farmacêutico” por “cuidado farmacêutico”, de modo a estabelecer vínculo com a assistência definida pela Lei 13.021/2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização dessas atividades;
  3. Retirada da restrição da aferição de apenas um parâmetro bioquímico, o da glicemia. A CP 912 diz respeito aos requisitos técnicos para execução das atividades relacionadas aos testes de Análises Clínicas na prestação de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

“Com base na experiência bem-sucedida verificada em diversos países de economias mais desenvolvidas, a prestação de serviços de saúde pela rede de farmácias e drogarias contribui muito para o atendimento da população e como suporte ao sistema público, conforme se evidenciou nesta pandemia da Covid-19”, pondera Frederico.

Ele ressalva, porém, que “o farmacêutico não é um substituto do médico e sim um prestador de serviços complementar”.

Quais são os serviços que as farmácias poderão oferecer na nova consulta pública

Como exemplos do suporte que as farmácias poderão oferecer, Frederico cita a aferição da pressão arterial, realização dos testes rápidos de glicemia, colesterol, triglicérides, dengue, hepatite C e coronavírus.

“A Medlevensohn tem um portfólio completo de aparelhos e testes para prover as farmácias, contribuindo para que possam prestar esses serviços com qualidade e segurança”, observa, concluindo:

“Além do suporte à população e à saúde pública, o mercado de Assistência Farmacêutica poderá ser um grande impulsionador para a retomada da economia e geração de novos empregos”.

Fonte: MedLevensohn – Guia da Farmácia

Foto:  Shutterstock

You must be logged in to post a comment.