UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – COMO PACIENTES COM DIABETES PODEM APROVEITAR AS FESTAS JUNINAS SEM RISCOS

By: | Tags: | Comments: 0 | junho 18th, 2021

Como pacientes com diabetes podem aproveitar as festas juninas sem riscos

diabetes-festas-juninas

Live da Abbott, dia 18, orienta como as pessoas com diabetes podem saborear as comidas desse período de maneira saudável

Com a chegada das festas juninas, uma das épocas do ano mais aguardadas pelos brasileiros, muitas famílias já começam a pensar nos pratos favoritos para saborear e, casa, devido a pandemia.

Para pessoas com diabetes, no entanto, o cardápio recheado de preparações ricas em carboidratos refinados, gorduras e principalmente os alimentos ultraprocessados, reforça a atenção para o equilíbrio no consumo e a importância de algumas substituições de ingredientes nas preparações tradicionais.

Todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) presentes nas delícias juninas, como canjica, arroz-doce, pé de moleque, cachorro-quente, caldos e até pipoca, podem influenciar na elevação da glicose, cada um exercendo efeitos diferentes no perfil glicêmico.

Mas é possível comer um pouco de tudo sem abrir mão de uma alimentação saudável e equilibrada.

O alerta é válido, complementa o endocrinologista e Diretor Médico Regional para Brasil e América Latina da área de Cuidados para Diabetes da Abbott, Douglas Barbieri, visto que a alimentação possui impacto direto na saúde da pessoa com diabetes.

“Elas podem apresentar hiperglicemia (glicose elevada) ou hipoglicemia (glicose baixa), ter dificuldades de ajuste de doses de insulina, ficarem desestimuladas em seguir as orientações do plano terapêutico e ainda ganhar peso”, explica.

No entanto, para curtir as festas juninas sem medo e com segurança, a sugestão é seguir as recomendações de seu nutricionista ou médico.

Além disso, verificar os níveis de glicose antes e após as refeições ajuda a reduzir variações glicêmicas, fazer correções necessárias e melhorar o controle do diabetes.

“O monitoramento contínuo de glicose permite ajustes e autonomia nas escolhas alimentares. O FreeStyle Libre da Abbott, por exemplo, registra os níveis de glicose em tempo real e mostra uma seta de tendência da glicose, auxiliando na tomada de decisão pelo usuário”, destaca Dr. Barbieri.

A boa notícia é que é possível fazer algumas substituições inteligentes de alimentos sem perder o sabor de uma das épocas mais gostosas do ano.

Confira algumas dicas da Abbott de como pessoas com diabetes podem aproveitar as festas juninas com saúde

  • Pipoca salgada – faça no micro-ondas e no lugar do óleo use água. Adicione uma dose extra de sabor temperando com orégano, pouco sal, alho, manjericão seco ou outras ervas a gosto.
  • Canjica e arroz-doce – troque o leite integral pelo desnatado e o leite condensado pela versão diet (sem adição de açúcar). Use leites vegetais para enriquecer os nutrientes do seu prato (leite de amêndoas, castanhas)
  • Caldos – substitua as carnes gordas, como bacon e calabresa, por carnes magras, como patinho e peito de frango. Para dar sabor, abuse dos temperos, como alho, cebola, salsa e cebolinha.
  • Quentão – prefira os edulcorantes para adoçar a bebida (sucralose, aspartame, estévia entre outros) ou açúcar mascavo. A versão sem álcool também é uma opção bem saborosa.
  • Abuse das especiarias, como cravo, canela e gengibre.
  • Experimente trocar o amendoim (16 gramas de carboidratos, 100 gramas e 560 calorias) pelo pinhão (13 gramas de carboidratos, 100 gramas e 174 calorias).

Para saber mais sobre estas dicas e receitas de festas juninas para quem tem diabetes, confira a live Sexta Libre, que será realizada pela nutricionista e educadora em diabetes, Carolina Cunha, no dia 18/06, às 19h30 horas.

Saiba mais pelo canal Abbott FreeStyle do Facebook.

Fonte: Abbott

You must be logged in to post a comment.