UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – COMO A PANDEMIA IMPULSIONOU O DELIVERY DE MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS DAS FARMÁCIAS

By: | Tags: | Comments: 0 | março 28th, 2022

Como a pandemia impulsionou o delivery de medicamentos e cosméticos das farmácias

como-a-pandemia-impulsionou-o-delivery-de-medicamentos-e-cosmeticos-das-farmacias

A pandemia pode ser considerada um “treinamento” para outras possíveis situações de risco em saúde, em qualquer nível mais restrito e mesmo em nível mundial, que poderão surgir

A pandemia de COVID-19 foi considerada como “divisor de Eras”, pois nossas ações rotineiras de ir/ vir/permanecer em todos os lugares não sofria limitações relacionadas à nossa segurança em saúde, que foram modificadas com a pandemia. Foi uma situação emergencial à qual não estávamos preparados, e que nos foi imposta indistintamente e com abrangência mundial, que mudou radicalmente várias ações que estávamos acostumados e que, de repente, fomos obrigados a buscar alternativas que pudessem suprir as nossas necessidades.

Muitos países já dispunham de população com conhecimento básico destas ferramentas, o que foi mais fácil a intensificação de sua utilização, entretanto, devemos salientar o problema dos países pobres e aqueles em desenvolvimento, onde o acesso à tecnologia digital não é de amplo à população.

Pudemos vivenciar essa situação com, por exemplo, aos alunos que não puderam ter acesso ao ensino on line, por não possuírem computadores em suas residências. Certamente, a pandemia Covid-19 impulsionou o delivery de medicamentos e cosméticos considerando as situações de lockdown que passamos, o isolamento doméstico das pessoas que apresentavam risco, para que a pandemia Covid-19 pudesse ser controlada além dos locais de difícil acesso que podem ser contemplados com o sistema delivery.

Delivery na farmácia durante a pandemia

Na verdade, o delivery foi impulsionado em todas as áreas por não nos expormos presencialmente, além de muitos lugares estarem fechados para o acesso às pessoas e, essa necessidade de adaptação foi incorporada ao nosso dia a dia, e a aquisição por delivery foi de grande utilidade pública a medicamentos e outros produtos disponibilizados nas farmácias. Percebemos com essa mudança de rotina, uma facilitação em relação à locomoção e tempo, pois dependendo da condição clínica da pessoa, o delivery é uma facilidade para todos da família.

Considero que essa situação, onde ferramentas de tecnologia de informação que estão sendo amplamente utilizadas, serão incorporadas em nosso cotidiano, e no meu entendimento de todo o cenário vivenciado até então, aproveito para complementar que essa pandemia pode ser considerada um “treinamento” para outras possíveis situações de risco em saúde, em qualquer nível mais restrito e mesmo em nível mundial, que poderão surgir.

Portanto, acho as possibilidades disponibilizadas pela tecnologia de informação somente tendem a crescer e estamos entrando em um mundo com muitos cenários digitais do qual temos que ter o domínio e o entendimento de seu favorecimento, bem como, de suas limitações como qualquer outra tecnologia disponibilizada em saúde.

Foto e fonte: Farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Maria Aparecida Nicoletti, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.

You must be logged in to post a comment.