UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – COLÁGENO: O QUE É, PARA O QUE SERVE E COMO SUPLEMENTAR

By: | Tags: | Comments: 0 | maio 12th, 2021

Colágeno: o que é, para o que serve e como suplementar

colágeno

Há ao menos 16 tipos de colágeno presentes no corpo, que proporcionam estrutura e suporte

Os sinais de envelhecimento da pele, como flacidez e rugas, logo trazem o colágeno como principal agente de combate. O conhecimento popular não é à toa: a proteína representa cerca de 30% de todas do corpo e é um componente essencial dos tecidos e do sistema esquelético. 

O colágeno tem funções que fortalecem a pele e as articulações do corpo e pode ser encontrado em alimentos como carne de frango, pele do porco, gelatina e tutano. Mas, caso a reposição deva ser feita de outra maneira, já existem suplementos disponíveis no mercado.

Para entender mais sobre como o colágeno funciona e como a suplementação pode ser feita de maneira saudável, confira nosso Guia: 

O que é colágeno?

O colágeno é uma das proteínas mais importantes do organismo humano. Ele representa cerca de 30% de todas as proteínas do corpo e está presente em vários momentos do dia a dia

Além disso, o colágeno é um componente essencial dos tecidos e do sistema esquelético e é possível encontrá-lo na pele, nas cartilagens, nos tendões, nos ossos e nos tecidos conectivos. 

Para o que serve?

O colágeno tem funções que fortalecem a pele e as articulações do corpo. Ele é bastante buscado pois é responsável pela firmeza da pele, assim, trazendo uma aparência mais jovem e saudávelAlém disso, a proteína atua na proteção contra úlcera gástrica.

Quais os tipos de colágeno?

Há ao menos 16 tipos de colágeno presentes no corpo, que proporcionam estrutura e suporte. Os quatro principais tipos são: I, II, III e IV.

  • Tipo I – 90% do corpo é composto por esse colágeno, são feitos de fibras densas. É ele que providencia a estrutura da pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes.
  • Colágeno tipo II – Encontrado na cartilagem elástica, juntas.
  • Tipo III – Dá suporte para a estrutura muscular, órgãos e artérias.
  • Tipo IV – É encontrado nas camadas da pele.

Quais os benefícios?

Como o colágeno está presente em diferentes partes do corpo, seu consumo ajuda no funcionamento adequado do organismo. Além de manter a quantidade ideal de proteína no corpo, que pode diminuir com o passar dos anos, a proteína ajuda a eliminar a flacidez da pele, bem como a fortalecer a unha e combater a queda do cabelo.

São outros benefícios:

  • Fortalecimento das articulações e dos ossos;
  • Auxílio no tratamento da osteoporose;
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • Proporciona uma pele com aparência mais jovem.

Como repor o colágeno?

O colágeno, além de ser encontrado em alimentos, pode ser reposto por suplementos (encontrados em versões em pó e cápsulas). 

Quando saber se preciso tomar colágeno?

A partir dos 30 anos de idade, é iniciada a atividade natural de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e elastina, sendo um estopim para o processo de envelhecimento da pele. Desse modo, após um tempo, com outros fatores internos e externos, começam a surgir as rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da pele.

Assim, ao perceber algum desses fatores, o paciente pode buscar um profissional de saúde para a orientação sobre a suplementação.

O que causa a perda da proteína?

Além do fator de idade, outros agentes podem causar a perda: 

  • Dietas restritivas.
  • A ação dos radicais livres na pele.
  • Radiação solar.
  • Poluição.

Como usar?

O suplemento pode ser facilmente incorporado à dieta, tomado a qualquer momento do dia junto a algum alimento. Assim, em geral, não existe um horário exato, basta escolher uma das refeições e adaptar o suplemento à rotina. 

No caso do colágeno em pó, o consumidor pode encontrar versões com sabores ou natural. Em geral, doses de 10g ao dia são recomendadas, mas é sempre recomendado consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação.

Quais alimentos têm colágeno?

Muitas das fontes ricas em colágeno são de origem animal. Grandes quantidades são encontradas no frango e pele do porco. Uma boa parte é encontrada no tutano e outra importante fonte é a gelatina. 

Vende em farmácia?

Sim, a suplementação de colágeno pode ser encontrada em farmácias e seu preço varia de acordo com o ponto de venda, a marca e o tamanho da embalagem. 

Conclusão

O colágeno é uma das proteínas com maior presença no corpo, com mais de 16 tipos (sendo quatro os principais). Uma de suas funções mais conhecidas é a da firmeza para a pele, assim evitando sintomas do envelhecimento cutâneo, como rugas e flacidez. 

Sua reposição pode ser feita por meio da alimentação (principalmente alimentos de origem animal) ou com suplementação. Estão disponíveis no mercado suplementos em cápsulas ou em pó. 

Apesar de não ser um medicamento, é importante que a suplementação alimentar sempre seja feita com acompanhamento de um médico ou de um nutricionista de confiança. 

Fontes:

Growth Supplements

DermaClub

New Nutrition

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

You must be logged in to post a comment.