UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – CLIQUE E RETIRE: ENTENDA COMO A TECNOLOGIA VIABILIZA ESSA TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR

By: | Tags: | Comments: 0 | outubro 18th, 2021

Clique e retire: entenda como a tecnologia viabiliza essa tendência que veio para ficar

Clique-retire

Modelo ganhou força durante a pandemia, mas se consolida por entregar benefícios para consumidores e varejistas farmacêuticos

Com a expansão do e-commerce durante a pandemia de Covid-19, cresceu também o uso da solução Clique e retire, trazendo ainda mais flexibilidade para o consumidor, que compra online, mas retira o pedido numa loja ou farmácia ou ponto de coleta próximo, quando e onde preferir.

A modalidade faz parte da tendência omnichannel e tem como diferencial para o cliente a agilidade e a ausência da taxa de frete. 

“Vale reforçar que varejistas também ganham com o Click & Collect, já que o modelo tem custos mais baixos do que as entregas tradicionais. Isso acontece porque a loja consegue consolidar pedidos no estoque do ponto de venda, simplificando a logística, pois que não precisa arcar com custos de serviços de entrega”, explica Andrés Ávila, gerente de marketing vertical da Zebra Technologies. 

Modelo omnichannel

Ávila contextualiza que o modelo omnichannel está forçando os varejistas a se digitalizarem para oferecer aos clientes uma experiencia de compra completa.

Seja, então,online, na loja física ou em um canal híbrido, como é o caso do Clique e Retire.

“Oferecer opções de como comprar e entregar resulta em um atendimento padronizado e integrado em todos os canais e virou uma maneira de se destacar da concorrência”, analisa o executivo.   

No entanto, ainda existem alguns desafios na hora de implementar uma estratégia omnicanal bem-sucedida.

De acordo com o e-book da Zebra, Otimize a Operação Omnicanal para Criar um Ecossistema Rentável, a principal dificuldade do Clique e retire é o trabalho de localização, seleção e preparação de produtos de maneira ágil e eficiente.

Especialmente em negócios menores cujos armazéns e centros de distribuição não dão conta da coleta em pequena escala que a modalidade exige.

Dark stores

“Uma solução possível são as lojas escuras ou “dark stores”, pontos com mercadoria que não são abertos ao público, mas que ajudam as empresas a ganharem capilaridade e velocidade com um investimento mais baixo”, explica Avila.

Manter o estoque necessário nas lojas e nesses pontos de apoio significam uma operação mais próxima ao cliente, minimizando o desafio da última milha e os custos que ele acarreta.  

Outro desafio da ominicalidade é a gestão unificada de estoque, que pode ser superado com a digitalização dos processos

. Devices como tablets e computadores móveis são fundamentais para controlar o estoque, rastrear a cadeia de suprimentos e aumentar o controle da operação.

A tecnologia permite que trabalhadores da linha de frente localizem produtos rapidamente, tomando decisões baseadas em informações em tempo real.

O ganho de eficiência se traduz em mais tempo para dar atenção ao cliente que está dentro da loja e que, de fato, precisa de assistência pessoal.  

QR

Códigos de identificação, sejam de barras ou de resposta rápida (QR), também podem ser usados para melhorar a rastreabilidade e reduzir o desperdício de estoque.

Além deles, as soluções de software de análise de ajudam varejistas a antecipar cenários e reagir de acordo.

Em alguns países, o uso de robôs já é uma realidade, ajudando a melhorar a operação e os tempos de entrega. 

Apesar dos desafios, o desejo por conveniência e flexibilidade tornam o Clique e retire uma tendencia forte para o varejo e o e-commerce nos próximos anos.

Podendo, então, se tornar um aliado das empresas na hora de aumentar as vendas e fidelizar o cliente.

Fonte: Zebra Technologies

Foto: Shutterstock

You must be logged in to post a comment.