UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – CEO DA A+ GRUPO LIDERA PROJETO DE INCUBADORA DE FARMÁCIAS

By: | Tags: | Comments: 0 | novembro 24th, 2020

CEO da A+ Grupo lidera projeto de incubadora de farmácias

Ex-CEO da Drogarias Conceito lidera projeto de incubadora de farmácias

Cinco anos após fundar a Drogarias Conceito, rede associativista com 65 lojas no Rio de Janeiro, Vinícios Ribeiro deixou o cargo para se dedicar integralmente a um projeto inovador. Criada pelo empresário no início deste ano, a A+ Grupo atuará como um espécie de incubadora de novas farmácias ou de redes que almejam acelerar sua expansão.

A meta do grupo é viabilizar o crescimento de 500 redes de farmácias até 2025. “Completei 22 anos no canal farma com uma trajetória que muito me orgulha, iniciando como entregador e chegando a CEO. Agora, quero partilhar essa vivência com outros empreendedores para estimular o desenvolvimento do varejo farmacêutico. É um segmento que ganhou protagonismo nesse período de pandemia, mas que carece de instrumentos de gestão para aprimorar seus processos e equipes”, avalia Ribeiro.

A metodologia da A+ consiste na entrada como sócio-investidor em farmácias que buscam captar lojas próprias ou iniciar um programa de licenciamento de marca. A consultoria desenha todo o planejamento de negócios, que contempla estratégias de precificação, assessoria tributária, jurídica e de marketing, treinamento e desenvolvimento de lideranças.

“Acompanhamos a empresa até ela se tornar autossustentável, mas podemos continuar na sociedade mesmo após essa etapa. Várias drogarias iniciam esse ciclo com sucesso, mas encerram suas operações justamente por não conseguirem ter um apoio profissional consistente. Queremos reverter esse cenário”, ressalta.

Hoje, a A+ presta esse serviço para 40 empresas, sendo duas da área supermercadista. “Nossa ideia é que 90% dos clientes atendidos sejam do canal farma, mas a aliança com outros segmentos do varejo pode trazer ensinamentos relevantes para as farmácias”, acredita o executivo. Um dos projetos que deve ganhar corpo até o próximo ano é a formação das Drogarias Brasileiras. Já a RM Farma, rede atuante em 17 estados, conta com o respaldo da A+ Grupo para licenciar a marca Hiper Popular Drogarias.

Universidade corporativa

Como parte dessa iniciativa, a A+ Grupo também constituiu a Universidade da Farmácia. A plataforma integra mais de 60 cursos com foco na administração de drogarias, além de e-books e vídeos para capacitação de gestores, farmacêuticos e balconistas.

“A universidade corporativa é 100% gratuita, justamente com o intuito de atender às demandas do ponto de venda por profissionais mais gabaritados e de promover qualificação entre jovens que procuram aprimorar suas carreiras na área. Com esse incentivo, a evolução das farmácias tende a ser mais rápida e ampliar a rentabilidade em curto e médio prazo”, conclui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

You must be logged in to post a comment.