UA-84155756-1

MULTIPLICA DIGITAL – CASOS DE DIABETES NO BRASIL AUMENTAM 26,61% EM 10 ANOS

By: | Tags: | Comments: 0 | dezembro 9th, 2021

Casos de diabetes no Brasil aumentam 26,61% em 10 anos

diabetes-Brasil

Atualmente o Brasil ocupa a sexta posição entre os países com o maior número de pessoas com a doença

Dados do Atlas do Diabetes divulgados na última segunda-feira (6) apontam um aumento de 26,61% no número de pacientes com a doença no Brasil, entre 2011 e 2021.

Atualmente o Brasil ocupa a sexta posição entre os países com o maior número de pessoas com a doença.

Ee a previsão é que até 2045 o país passe de 15.7 milhões para 23.2 milhões de pessoas com diabetes, um aumento de 47,7%.

Apenas em Curitiba, na capital do Paraná, o número de pessoas diagnosticadas com diabetes subiu 17% no ano passado.

Em comparação, então, com 2019, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Já em 2020, 8,2% da população de Curitiba afirmava ter sido diagnosticada com a doença.

Fazendo, então, com que a cidade subisse do 11º lugar em 2019 para a 7º colocação no ranking de capitais com o maior número de casos de diabetes do país.

Outro dado importante que aparece na Atlas é que o custo estimado do diabetes no Brasil é de 42,9 bilhões de dólares por ano.

Ficando atrás apenas da China e Estados Unidos, com US$ 165,3 bi e US$ 379,5 bi, respectivamente.

O médico endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no Paraná (SBD-PR), André Vianna, explica que por ser uma doença que não apresenta sintomas em sua fase inicial, o diabetes é difícil de ser diagnosticado.

Doença silenciosa

A nova edição do Atlas estima que só no Brasil cerca de 5 milhões de pessoas não saibam que estão com diabetes.

“A alta incidência de casos de diabetes no país está diretamente relacionada à obesidade, já que o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos de diabetes no mundo, surge com o acúmulo da gordura abdominal”, afirma André Vianna.

Ainda de acordo com ele, a prevalência da obesidade está aumentando nos países em desenvolvimento.

Principalmente no Brasil porque a alimentação de baixa qualidade acaba sendo mais barata e, consequentemente, mais acessível para parte da população.

“Somado a isso, há a falta de atividade física e sedentarismo, o que contribui para o excesso de peso, podendo resultar em um quadro de diabetes 2”, diz Vianna.

De acordo com o levantamento apresentado no Atlas, cerca de 31,9% da população brasileira com diabetes não sabe que tem a doença. Isso porque a DM2 não apresenta sintomas na maior parte das vezes, e pode permanecer assim por anos, sem que a pessoa seja diagnosticada.

Exame de glicemia

A recomendação médica é que pessoas com mais de 40 anos façam o exame de glicemia anualmente para identificar a doença.

No entanto, para aqueles que apresentam um quadro de obesidade ou excesso de peso, o ideal, então, é iniciar os exames mais cedo, antes dos 40.

Vida saudável

O médico endocrinologista explica que as palavras-chaves para conter o avanço do diabetes no Brasil são alimentação saudável e prática regular de atividade física.

“O principal ponto para desacelerar a incidência de casos de diabetes no país é a implementação de políticas públicas que incentivem e viabilizem uma alimentação saudável para toda a população, junto com a prática de atividade física. A educação é muito importante para que as pessoas entendam que hábitos saudáveis são essenciais para cuidar da saúde”, finaliza.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)

Foto: Shutterstock

You must be logged in to post a comment.