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MULTIPLICA DIGITAL – A IMPORTÂNCIA DO MERCHANDISING NA FARMÁCIA

By: | Tags: | Comments: 0 | dezembro 7th, 2021

A importância do merchandising na farmácia

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Confira algumas dicas para melhor aproveitamento do merchandising como ferramenta de aumento de vendas

O merchandising é um conjunto de atividades e técnicas mercadológicas que proporcionam a exposição dos produtos na farmácia de maneira mais assertiva criando condições competitivas, adequadas e atraentes para transformação da intenção de compra do cliente em ticket, ou seja, a compra efetiva. Podemos dizer que seria a ativação dos produtos através de exposições e comunicação.

Para trabalhar isso corretamente na farmácia precisamos mapear dentro da área de vendas os pontos de destaque e maior fluxo de clientes dentro da loja. Também podemos dizer os pontos “quentes” da loja e com isso criar sinergia com a estratégia de vendas dos produtos. É muito importante ter atenção a forma de exposição e comunicação para que a loja não fique poluída visualmente e não interrompa o fluxo da jornada de compra. Pontos extras devem ser explorados com uma visão de interceptação do fluxo do cliente na loja para compra observando áreas de sinergias com os produtosExemplo: expor um produto para cólicas perto de absorventes femininos cria o impulso para “venda cruzada”.

Confira algumas dicas para melhor aproveitamento do merchandising como ferramenta de aumento de vendas:

#1 – Compra não planejada e por impulso devem receber mais espaço de exposição.

#2 – Altura dos olhos vendem mais que perto do chão e altura muito elevada.

#3 – Levar em conta margem de lucro de cada produto compondo vendas mais rentáveis.

#4 – Colocar na altura dos olhos produtos mais rentáveis e de compra não planejada.

#5 – Facilitar o processo de decisão do shopper arrumando os produtos por tamanho.

#6 – Expor na mesma área produtos que facilite a compra conjunta.

#7 – Produtos de compra planejada devem ser expostos próximos de produtos complementares de compra não planejada.

#8 – Estimular a compra de produtos de melhor qualidade.

#9 – Não esquecer do preço dos produtos.

#10 – Realizar pesquisas para identificar o melhor tipo de exposição.

Foto e fonte: texto escrito em parceria com o CEO da Gmartins Consultoria e VP Comercial Retail Farma BrasilGean Martins, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

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