UA-84155756-1

IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL

By: | Tags: | Comments: 0 | maio 24th, 2018

De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial atinge quase um terço da população adulta brasileira e esse número só tem crescido nos últimos 10 anos.

Os dados são preocupantes, uma vez que a hipertensão é a principal causa de doenças cardiovasculares e, quando não tratada, é a maior causadora de eventos, como AVC e infarto. Uma preocupação em relação a medida correta e o acompanhamento dos pacientes é o “efeito do avental branco”, que faz com que o paciente tenha um aumento súbito do nível de pressão arterial ao se deparar com um profissional de saúde ou mesmo só de chegar a um ambiente médico-hospitalar, e o diagnóstico de hipertensão pode ser feito inadequadamente. Para esses casos, a aferição de pressão arterial domiciliar pode ser uma aliada importante.

Diferente da aferição no hospital ou no consultório, em casa, o paciente está mais tranquilo e dentro de sua rotina. “Muitas pessoas ficam muito tensas ao lidar com o médico ou frente a um hospital. Por isso, o monitoramento residencial é fundamental para auxiliar no diagnóstico e no tratamento adequado do paciente. Com o acompanhamento constante, é possível ajustar a medicação e até prevenir situações de risco, procurando auxílio de um médico a tempo de evitar um evento cardiovascular grave”, de acordo com Marco Mota, Investigador Principal do Centro de Pesquisas Clínicas Centro Universitário Cesmac.

“Vários estudos tem mostrado que a medida domiciliar da pressão arterial é um aliado na participação do paciente no tratamento, melhorando a adesão e o controle a doença”, como descreve Luiz Bortolotto, diretor científico da SBH.

De acordo com a Omron, gigante japonesa em dispositivos e equipamentos de cuidados para a saúde, além de importante alternativa no diagnóstico da doença, a medição de pressão domiciliar também se torna fundamental para o paciente que é identificado com hipertensão.
 

A escolha do medidor de pressão

Ainda de acordo com a empresa, 75% dos medidores comercializados no Brasil são de punho. Esse comportamento de consumo é diferente de todos os demais países no mundo, que sempre consomem consideravelmente um número maior de medidores de braço, que vem com a braçadeira.

Os dois tipos de medidores trazem resultados precisos, porém ao usar o medidor de punho, que permite mobilidade e praticidade por não ter braçadeira, muitas pessoas tendem a não seguir o protocolo médico que é essencial para uma aferição adequada. Para obter precisão no resultado, os medidores de pressão com sensores de posição são uma boa opção.
 

Dicas para medir a pressão arterial corretamente:

• Não praticar atividades intensas pelo menos 20 minutos antes de medir a pressão
• Sentar-se em uma posição confortável
• Medir a pressão do braço esquerdo
• Esvazie a bexiga antes
• De preferência, faça a medição de manhã e em jejum, antes de tomar qualquer medicação
• Não tomar café ou outra bebida com cafeína e outros ingredientes estimulantes (gengibre, canela, chá verde, erva mate e outros) minutos antes de medir a pressão
• Caso esteja utilizando o medidor de punho, mantenha o braço na altura do coração

Confira agora o vídeo do Dr. Marco Mota sobre a importância do monitoramento da pressão arterial:

 

 

Fonte: Site Omron
 

Confira nosso Catálogo Digital e fique por dentro de todas as novidades, lançamentos, mix de produtos e promoções: www.novariomed.com.br/cd
 
Já conhece nosso novo Portal de Compras? Acesse agora: www.novariomed.com.br/portal
 
Dúvidas? Contate nosso suporte especializado pelo: 0800 645 0110 ou WhatsApp (47) 99270 1426.
 


 

Compartilhe no Facebook

You must be logged in to post a comment.