UA-84155756-1

GENÉRICOS CORRESPONDEM A 30% DAS VENDAS TOTAIS DE MEDICAMENTOS

By: | Tags: , , , | Comments: 0 | julho 12th, 2016

Desde que começaram a ser comercializados, em maio de 1999, os genéricos ampliaram o volume de vendas totais de medicamentos no Brasil. Sem a participação dos medicamentos mais baratos, a evolução do mercado ficaria em 242%, em vez dos 343% registrados mercado-08066nestes 17 anos. Os genéricos respondem hoje por 30% das vendas.

O mercado passou de 1.012 bilhão unidades comercializadas no acumulado dos 12 meses em 1999 para 3.477 bilhões (dados de abril/2016). Não houve, neste período, um mês sequer que o crescimento das vendas de genéricos tenha ficado abaixo da média apresentada pelo mercado total.

O crescimento, embora também impactado pela estabilidade econômica e aumento na renda da população, ganha maiores proporções pelo uso dos genéricos que, devido ao preço acessível, possibilitaram real acesso da população a medicamentos.

Os dados são de um estudo inédito da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos. A presidente executiva da entidade, Telma Salles, destaca que a classe C responde hoje por mais de 40% do consumo do setor e que sem os genéricos, menos cidadãos comprariam seus medicamentos.

“Estatisticamente essa realidade significa que, se não fossem os genéricos, menos cidadãos estariam comprando seus medicamentos, sobretudo pelo fato de que a classe C responde hoje por mais de 40% do consumo de medicamentos no País”, argumenta.


Fonte: Agência Rádio 2
Extraído: Portal Guia da Farmácia

Compartilhe no Facebook

You must be logged in to post a comment.